Câmara do Rio realiza audiência pública sobre saúde das mulheres lésbicas

Evento foi presidido pela vereadora Monica Benicio (PSOL) e discutiu propostas para assegurar atendimento digno e de qualidade a esse grupo social nos equipamentos públicos da prefeitura da cidade

Foto: Câmara do Rio
Escrito en BRASIL el

Uma audiência pública para tratar da saúde das mulheres lésbicas foi realizada na tarde desta sexta-feira (27) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O evento foi presidido pela vereadora Monica Benicio (PSOL) e tratou de propostas que viabilizem um atendimento mais humanizado, digno e de qualidade a esse grupo social que, em muitas ocasiões, é discriminado.

“Sabemos que em uma sociedade lesbofóbica como a nossa, nem sempre temos condições de viver plenamente, e com segurança, a nossa orientação sexual. Como vereadora lésbica, tenho como missão trabalhar incessantemente para que esta cidade reconheça a nossa existência e nossas demandas para garantir o acesso das mulheres lésbicas às políticas públicas, assim como todas as mulheres”, disse a parlamentar, que é viúva de Marielle Franco, também vereadora carioca que foi assassinada em março de 2018.

O ato foi transmitido também pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube e contou com a presença de autoridades públicas e representantes da sociedade civil organizada e de movimentos sociais que lutam pelos direitos dos homossexuais.

Foram convocados e convidados para a audiência, como representantes de diferentes esferas da administração pública e do meio acadêmico Joyce Trindade, secretaria de Políticas Públicas e Promoção da Mulher da cidade do Rio de Janeiro, Lívia Câmara, gerente da área técnica de Saúde da Mulher da Subsecretaria de Atenção Primária, Carla Brasil, superintendente de maternidades, Carlos Tufvesson, coordenador executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura, Heliana Hemeterio, historiadora e conselheira nacional de Saúde, Dayana Gusmão, fundadora da Resistência Lésbica da Maré, Margareth Gomes, doutora em Saúde coletiva pelo IMS (UERJ) e Renata Azeredo, socióloga pela UFF.