Voto impresso deve ser derrotado por ampla maioria na Câmara, aponta deputada

Em entrevista, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que a medida deve ser derrotada e culpou o ministro do STF Luís Barroso

Foto: PABLO VALADARES/AGÊNCIA CAMARA
Escrito en BRASIL el

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que vai colocar para votação nesta terça-feira (10) a PEC do voto impresso.

De acordo com levantamento feito pelo gabinete da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a PEC deve ser derrotada com ampla maioria dos votos.

Segundo Feghali, serão 329 votos contra, 86 a favor e 57 deputado ainda não decidiram. OS partidos que devem votar em bloco contra a PEC são: PCdoB, PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, SD, PSOL, AVANTE, CIDADANIA, PV E REDE.

Já os partidos favoráveis são: PSL, PROS, PSC E PTB.

O PP, por sua vez, liberou a bancada.

https://twitter.com/jandira_feghali/status/1424766374132559875

Bolsonaro admite que PEC deve ser derrotada

Em entrevista à Rádio Brado, na manhã desta segunda-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro admitiu que a PEC do voto impresso deve ser derrotada no plenário da Câmara.

"O Arthur Lira vai chamar para o plenário, mas se não tiver uma negociação antes, um acordo, vai ser derrotada a proposta porque Barroso apavorou alguns parlamentares. E tem parlamentar que deve alguma coisa na justiça, deve no Supremo. Então o Barroso apavorou, ele foi para dentro do parlamento fazer reunião com lideranças e praticamente exigindo que o Congresso não aprovasse o voto impresso", disse Bolsonaro.

Porém, antes mesmo de ir à plenário, a PEC do voto impresso já havia sido derrotada, em votação que aconteceu na última quinta-feira (5) na comissão especial: foram 23 votos contrários e 11 favoráveis.

Todavia, Lira alegou que a comissão só tinha caráter consultivo e não conclusivo, e decidiu levar a matéria ao plenário.

Durante entrevista à Rádio CBN, o presidente da Câmara afirmou que o presidente Bolsonaro "garantiu que respeitaria o resultado do plenário".