Lewandowski derruba decisão de Bolsonaro que suspendia vacinação de adolescentes

Ministro determinou que cabe a estados e municípios decidir sobre imunização desta faixa etária após Ministério da Saúde fazer terrorismo com morte de jovem em SP

Vacinação de crianças e adolescentes (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
Escrito en BRASIL el

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a decisão do governo Bolsonaro que suspendeu a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes sem comorbidades.

Em decisão liminar proferida nesta terça-feira (21), o magistrado atendeu a uma ação protocolada na última semana pelo PSB e determinou que cabe a estados e municípios decidir sobre a imunização desta faixa etária.

Mesmo antes da decisão de Lewandowski e apesar do anúncio do Ministério da Saúde, inúmeros prefeitos e governadores seguiram vacinando adolescentes.

"VITÓRIA DA CIÊNCIA! Em meio ao negacionismo do Min. da Saúde, o STF acaba de determinar que estados e municípios podem decidir sobre a vacinação de adolescentes contra a covid. Vacinas salvam vidas e são seguras! O ministro Lewandowski atendeu ao pedido feito por nós, do PSB, e derrubou liminarmente a decisão do governo de suspender a vacinação de adolescentes. Seguimos firmes na luta pela vida e esperamos que o plenário confirme a decisão", celebrou o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).

Ministério da Saúde fez terrorismo psicológico

A suspensão da vacinação de adolescentes foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira (16). Como justificativa, o ministro usou a notícia da morte de um jovem em São Paulo que se imunizou com dose da Pfizer. No entanto, na sexta-feira, se confirmou que não havia qualquer relação do óbito com o imunizante.

Marcelo Queiroga e o presidente Jair Bolsonaro aproveitaram a situação para propagar suas teses negacionistas infundadas e fazer terrorismo psicológico com pais e adolescentes. Durante live realizada na quinta-feira, Queiroga deu a entender que isso se deu após conversa com Bolsonaro.