Nise Yamaguchi solta nota para negar envolvimento com mortes de pacientes no escândalo Prevent Senior

Médica é apontada pela CPI como integrante do gabinete paralelo do governo Bolsonaro que teria firmado "pacto" com a Prevent Senior nos experimentos com "kit Covid"

A médica Nise Yamaguchi (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Escrito en BRASIL el

A médica Nise Yamaguchi divulgou nesta terça-feira (28), através das redes sociais, uma nota em que nega o envolvimento no tratamento de pacientes da Prevent Senior que foram submetidos a suposto experimento ilegal com medicamentos ineficazes contra a Covid-19 e que morreram.

As apurações da CPI do Genocídio sobre o escândalo da Prevent Senior dão conta de que a mãe do empresário Luciano Hang e o pai do jornalista Diogo Mainardi, ambos falecidos em decorrência da Covid, teriam tido seus prontuários médicos alterados pela operadora de saúde para justificar a inexistente eficácia do tratamento com "kit Covid" que estava sendo utilizado.

Nise Yamaguchi é apontada pela CPI como integrante do gabinete paralelo que orientava Jair Bolsonaro com informações anticientíficas e também como uma espécie de "consultora" da Prevent Senior no âmbito do protocolo ilegal para pacientes com Covid.

Na nota em que nega relações com a operadora de Saúde, a médica diz também que não teve participação no tratamento do médico defensor do "tratamento precoce" Anthony Wong, que foi tratado na Prevent Senior e, de acordo com reportagem da Piauí, teve sua real causa mortis, que foi Covid-19, escondida pela empresa. Segundo a matéria, teria sido a própria Nise quem tratou Wong.

"Não fui a médica responsável pelo tratamento do Dr. Anthony Wong e não faço parte do corpo clínico fechado do hospital por ele eleito. Não tenho também absolutamente nenhum envolvimento na elaboração de qualquer atestado de óbito", escreveu, adicionando ainda que não conhecia a mãe de Luciano Hang e que também não teve envolvimento no tratamento do pai de Diogo Mainardi.

https://twitter.com/nise_dra/status/1442990465767272448

Durante seu depoimento à CPI do Genocídio nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, que defende os médicos que vêm denunciando o escândalo da Prevent Senior, citou nominalmente Nise Yamaguchi ao falar do "pacto" firmado entre a operadora de saúde e o governo Bolsonaro.

"Existe um interesse do Ministério da Economia para que o país não pare e, se nós entrarmos no sistema de lockdown, teremos um abalo muito grande. Existia um plano para as pessoas saírem para a rua sem medo. Eles desenvolveram uma estratégia. Qual? Através do aconselhamento de médicos. Era Anthony Wong, toxicologista, a doutora Nise Yamaguchi, especialista em imunologia, o virologista Paolo Zanotto. E a Prevent Senior iria entrar para colaborar com essas pessoas", declarou.