Além de blogueiro, PF cumpre mandado de prisão contra caminhoneiro Zé Trovão

Zé Trovão havia desafiado a PF a prendê-lo; ele e blogueiro bolsonarista Wellington Macedo são investigado por organizar atos violentos no 7 de setembro

O bolsonarista Zé Trovão - Foto: Reprodução/YouTube
Escrito en BRASIL el

O caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, é mais um dos alvos de mandados de prisão que a Polícia Federal (PF) cumpre na tarde desta sexta-feira (3). Nas redes bolsonaristas, a informação que circula é que o caminhoneiro já teria sido preso.

Mais cedo, a PF prendeu, após determinação de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o blogueiro Wellington Macedo.

Tanto Macedo quanto Zé Trovão são investigados por organizarem atos violentos para o feriado de 7 de setembro. O pedido das prisões foram feitos pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que chefia o inquérito. Ambos já tinham sido alvo de mandados de busca e apreensão na última semana.

Zé Trovão desobedeceu e desafiou STF

Alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de organizar atos antidemocráticos para o dia 7 de setembro, Zé Trovão descumpriu ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e voltou a participar de transmissão em redes sociais, no último domingo (29).

A decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que autorizou busca e apreensão contra o caminhoneiro, bloqueou suas redes sociais e proibiu que ele aparecesse em redes de terceiros. “Bloqueio e não participação em suas e em quaisquer redes sociais”, escreveu o ministro.

Também o proibiu de se comunicar com outros manifestantes.

Zé Trovão, entretanto, participou, na noite do último domingo, de uma transmissão ao vivo no YouTube realizada pelo blogueiro Oswaldo Eustáquio, que também foi alvo de outra investigação da PGR sobre atos antidemocráticos.

Sem citar o local para onde irá, Zé Trovão afirma na transmissão que irá participar das manifestações no 7 de setembro. Além disso, ele confirma sua atuação na organização dos atos.

Ele afirma que os caminhoneiros irão paralisar as atividades e bloquear estradas a partir das 6h da manhã do dia 7 de setembro.

“Em algum canto do Brasil eu vou aparecer. Talvez seja na (Avenida) Paulista, talvez seja em Brasília, talvez seja em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, não sei”, disse.

Zé Trovão desafiou a Polícia Federal (PF) a prendê-lo nas manifestações, já que ele está proibido de participar de manifestações em Brasília.

“Se prepara meu amigo, porque se quiserem me prender no dia 7 de setembro, vão me prender no meio do povo”, disse.

Levi de Andrade, advogado de Zé Trovão, também estava na live e afirmou que seu cliente não estava descumprindo as ordens do STF.

“Não consta a restrição de dar entrevista a jornalistas. Como é o teu caso”, afirmou se referindo a Eustáquio.

“Ele não está proibido, em razão disso ele não pode ser preso porque não está descumprindo determinação do ministro Alexandre de Moraes”, argumentou.

Outro investigado no mesmo inquérito, o jornalista Wellington Macedo, também suspeito de convocar e apoiar os atos antidemocráticos, aparece na mesma transmissão, apesar de a ordem do STF ter proibido o contato entre os investigados.