Liberação da maconha medicinal tem o apoio de 61% dos brasileiros, diz PoderData

Pauta é defendida até mesmo entre os apoiadores de Bolsonaro. Ainda segundo a pesquisa, 45% da população se diz a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Foto: PixaBay
Escrito en BRASIL el

Demonizada pelo conservadorismo, a liberação da maconha para uso medicinal tem o apoio de 61% dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo PoderData entre 2 e 4 de janeiro de 2022, e divulgada nesta segunda-feira (10), 26% discordam, enquanto 13% não souberam responder.

O apoio à liberação da cannabis para fins medicinais é maior entre pessoas que cursaram o ensino superior (86%) e os que têm renda mensal de 2 a 5 salários mínimos (78%) ou de mais de 5 salários mínimos (81%). Já entre os que são contra, a maioria está na região Norte (62%) e entre os que tem 60 anos ou mais (37%).

Além disso, homens são mais favoráveis à liberação do que mulheres: 65% a 57%. A maioria das pessoas que é a favor está entre as faixas etárias de 25 a 44 anos (70%) e 16 a 24 anos (67%).

Um dado curioso é que a defesa à liberação da maconha medicinal tem o apoio da maioria mesmo entre os que consideram Jair Bolsonaro (PL) "bom" ou "ótimo" (51%). Já entre os que avaliam o trabalho do presidente como “ruim” ou “péssimo”, vai a 67%.

Anvisa autoriza 10º medicamento à base de maconha

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ignorou as recentes e frequentes críticas que vem recebendo de Jair Bolsonaro (PL) e deu encaminhamento a mais uma pauta desagradável ao chefe do Executivo.

O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (7), a autorização do 10º produto medicinal à base do extrato vegetal da cannabis sativa. Dessa vez foi o produto fitoterápico Greencare Pharma, com 79,14 mg/ml, de acordo com o blog de Lauro Jardim, em O Globo.

Bolsonaro já ironizou o uso de medicamentos à base de canabidiol, alegando que “maconha pode, cloroquina não”, e também ameaçou vetar o uso de derivados da planta.

45% dos brasileiros são a favor do casamento homossexual

Outro dado divulgado pela pesquisa PoderData é que 45% dos brasileiros se dizem a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 39% declaram-se contra. Outros 16% não souberam responder.

Infelizmente, houve retrocesso de um ano para cá. Em janeiro de 2021, na 1ª vez que PoderData fez esta pergunta, 51% se diziam favoráveis e 33%, contrários. A diferença entre “a favor” e “contra”, na época, era de 18 pontos percentuais; hoje, caiu para 6 p.p.

A taxa de favoráveis é mais alta entre jovens de 16 a 24 anos (60%), pessoas que cursaram o ensino superior (64%) e os que têm renda mensal de mais de 5 salários mínimos (61%). Dentre as 5 regiões do Brasil, o Nordeste é o que tem o maior percentual de apoio: 52%.

Os números mostram variação considerável quando cruzados com as faixas de avaliação do trabalho de Jair Bolsonaro. Entre os que consideram o presidente “bom” ou “ótimo”, só 19% se dizem favoráveis e 68% contrários a casamento de pessoas do mesmo sexo. Entre os que acham “ruim” ou “péssimo”, o apoio é de 59% e a oposição é de 25%.

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 2 a 4 de janeiro de 2022.