Deslizamento em Brumadinho: deputado do PT cobra informações sobre segurança da Mina Pau Branco

Transbordamento de dique da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec, provocou deslizamentos em Brumadinho e já deixa 5 mortos

Destruição provocada por transbordamento de dique da Mina do Pau Branco, em Nova Lima | Foto: Bruno Costalonga Ferrete
Escrito en BRASIL el

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou nesta terça-feira (11) dois pedidos de informações sobre a segurança da Mina Pau Branco, em Nova Lima (MG), da mineradora francesa Vallourec. Um dique da mina transbordou na última semana e provocou deslizamentos que já deixaram 5 mortos em Brumadinho - todos de uma mesma família.

Correia cobrou informações da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente sobre a segurança da mina Pau Branco e dos procedimentos legais adotados pela empresa após o deslizamento em Brumadinho.

O deputado também solicitou informações sobre o plano de descomissionamento de todas as barragens com alteamento a montante, conforme dispõe a legislação atual.

O parlamentar questiona ainda se "a ampliação da pilha estéril Cachoeirinha da Mina Pau Branco, aprovada em janeiro de 2021 pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), após solicitação da Vallourec, contribuiu para o deslizamento ocorrido".

Segundo o portal Observatório da Mineração, esse licenciamento foi aprovado às pressas no início de 2021 pelo governo de Romeu Zema, sob pressão da mineradora francesa.

"Nesse momento de intensa angústia da população mineira colocamos nossos gabinetes a inteira disposição e solicitamos que a Comissão Externa que acompanha a repactuação do crime de Mariana e a Comissão Externa de Brumadinho pela Câmara dos Deputados acompanhe todo procedimento de fiscalização da segurança da Mina Pau Branco para garantir assim o máximo de transparência à nossa sociedade", disse ainda Correia nos ofícios.

Confira imagens da destruição provocada pelo transbordamento e leia o documento na íntegra

https://www.youtube.com/watch?v=sJNydrnDzoI&feature=youtu.be

Moradores de Brumadinho preocupados

Com as recentes enchentes no estado de Minas, o medo voltou a aterrorizar os moradores de Brumadinho, cerca de três anos após o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, controlada pela Vale. O crime ambiental provocou a morte de 272 pessoas.

Alexandra Andrade, nascida em Brumadinho, perdeu um irmão, um primo e vários amigos em 2019. Ela precisou se submeter a tratamento de terapias alternativas.

“O cenário atual em Brumadinho é de calamidade pública. Nós estamos sofrendo com as enchentes. Vários bairros e localidades do interior estão sem passagem, ou seja, as pessoas estão ilhadas”, declarou Alexandra, em entrevista à Fórum.

Alexandra denunciou que “há muitas barragens em situação de risco e há poucos fiscais. É preciso mais investimentos em fiscalização e que atuem com prevenção. Isso é o mais importante, não deixar que aconteça”.