Enchentes em Minas Gerais provocam dez mortes em apenas 24 horas

Até o momento, foram registradas mais de 13 mil pessoas desalojadas e 19 vítimas fatais, sem contar as dez no acidente em Capitólio

Brumadinho (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito en BRASIL el

As enchentes frequentes continuam provocando tragédias em Minas Gerais. Até o momento, foram registradas mais de 13 mil pessoas desalojadas e 19 mortos, sem contar as dez vítimas fatais no acidente em Capitólio, que não serão computadas no balanço até o encerramento das investigações.

A situação é tão dramática que dez pessoas morreram e 104 precisaram deixar suas casas somente nas últimas 24 horas.

Ao todo, 145 cidades vivem situação de emergência no estado. Ainda segundo a Defesa Civil, 13.756 pessoas precisaram deixar suas casas, mas não tiveram a residência destruída e estão abrigadas em lar de parentes ou amigos.

Desde outubro de 2021, foram contabilizados 19 mortos em consequência das fortes chuvas em 12 cidades.

Deslizamento em Brumadinho mata família soterrada

deslizamento provocado pelo transbordamento de dique de uma barragem da mineradora Vallourec em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, no sábado (8), causou a morte de cinco membros de uma mesma família. Todos estavam em um carro na Serra da Moeda, em Brumadinho, a caminho do Aeroporto Internacional de Confins.

A professora universitária Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, seu marido, Henrique Alexandrino dos Santos, os dois filhos do casal, Vitor e Ana, (6 e 3 anos, respectivamente), e um parente, Geovane Vieira Ferreira, morreram soterrados. Eles também eram parentes do secretário de saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que confirmou as mortes.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a estrutura de contenção de água na Barragem da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec, não suportou o grande volume de chuvas e o transbordamento atingiu a BR-040.

A família desviou do deslizamento na estrada e pegou um caminho alternativo, mas acabou sendo soterrada. Os corpos das vítimas foram encontrados nesta segunda-feira (10).