PT na Câmara quer convocar presidente do BC para explicar inflação crescente

Parlamentares protocolaram requerimento para que Roberto Campos Neto diga à sociedade os porquês do descontrole de preços e o que está fazendo o governo Bolsonaro para contê-lo

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Escrito en BRASIL el

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados protocolou um requerimento exigindo a convocação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para dar explicações sobre o descontrole na inflação registrado no último ano. A intenção dos parlamentares é de que o responsável pela política monetária do governo Bolsonaro dê satisfação à sociedade sobre o caos econômico enfrentado pelos brasileiros e mostre o que está sendo feito para resolver o grave problema.

“Pedimos a realização de uma Comissão Geral na Câmara para ouvir as explicações e discutirmos a eficácia dos planos do BC para a economia, que impactam na vida de todos os brasileiros e de todas as brasileiras. O que é de interesse público não pode ficar na mão de poucos”, escreveu o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) em seu perfil oficial no Twitter.

A meta de inflação para o ano de 2021 era de 3,75%, mas o índice ficou bem longe do previsto e encerrou o período em 10,06%, três vezes acima do esperado, sobretudo nos preços praticados nos setores de bens e serviços, que tiveram maior alta.

Gestão catastrófica e explosão inflacionária

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que Jair Bolsonaro (PL) e Paulo Guedes perderam o controle da economia. inflação estourou o limite da meta e chegou aos dois dígitos, fechando 2021 em 10,06%.

O índice, que mede a inflação oficial no país, foi puxado principalmente pelas altas dos combustíveis, com a gasolina acumulando reajuste de 47,49% e o álcool com alta de 62,23% no ano.

Em dezembro, a inflação foi de 0,73%. O acumulado no ano, de 10,06, ficou acima dos 4,52% registrados em 2020 e muito acima do teto da meta para o ano, estimado pelo governo em 5,25%.

O estouro da meta inflacionária foi puxado principalmente pela alta em três dos setores pesquisados: Transportes, habitação e alimentação e bebidas.

A maior alta se deu em Transportes, com variação média de 21,03% e o maior impacto (4,19 p.p.) no acumulado do ano.

Na sequência vieram Habitação (13,05%), que contribuiu com 2,05 p.p., e Alimentação e bebidas (7,94%), com impacto de 1,68 p.p. Juntos, os três grupos responderam por cerca de 79% do IPCA de 2021.

Além disso, tiveram altas considerações itens dos grupos Artigos de residência (12,07%) e Vestuário (10,31%) – que havia registrado deflação no ano anterior.