Presidente da Anvisa dá recado a Bolsonaro: "É criminoso difundir fake news"

Sem citar nomes, Antonio Barra Torres rebateu declaração recente de Bolsonaro de que a variante Ômicron seria "bem-vinda" ao Brasil

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito en BRASIL el

Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, que escreveu uma carta rebatendo insinuações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre vacinação de crianças, deu uma indireta ao mandatário nesta quinta-feira (20).

Em uma fala durante a votação da agência sobre o pedido de uso emergencial da CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, Barra Torres afirmou que "é criminoso difundir fake news" sobre a pandemia da Covid-19. Embora não tenha citado nomes, ele rebateu uma declaração recente de Bolsonaro de que a variante Ômicron seria “bem-vinda” ao Brasil. 

"Impressionante ver que, em meio a um cenário que aponta claramente para os efeitos do avanço da variante Ômicron, ainda há pessoas que dizem que a pandemia está acabando, que a chegada da variante sinaliza um tempo melhor, sinaliza o fim de uma pandemia já a olhos vistos. Os números não mostram isso", afirmou o diretor-presidente da Anvisa.

“É criminoso buscar, difundir mentiras através das novidades mentirosas, do inglês ‘fake news’. Isso não é razoável. Não é razoável levar esse tipo de informação a inúmeras pessoas que por vezes não têm acesso ou não têm tempo para acessar os canais de informação que estão na luta pela vida, pela sobrevivência”, continuou Barra Torres.

Bolsonaro diz que variante Ômicron é bem-vinda

Bolsonaro voltou a minimizar a pandemia durante entrevista concedida ao portal ultradireitista Gazeta Brasil, quando celebrou a chegada da variante Ômicron do Sars-Cov-2, o que irritou especialistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) rebateu a declaração do presidente.

“[A] Ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem: ela tem uma capacidade de difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena. Dizem até que seria um vírus vacinal. Deveriam até… Segundo algumas pessoas estudiosas e sérias, não vinculadas a farmacêuticas, a Ômicron é bem-vinda e pode sim sinalizar o fim da pandemia”, declarou Bolsonaro.

A fala foi prontamente rebatida pela OMS, que tem emitido alertas sobre a alta disseminação da variante. “Nenhum vírus que mata pessoas é bem-vindo, especialmente quando há indivíduos sofrendo”, disse o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, durante coletiva de imprensa.

O epidemiologista destacou que há pessoas sendo hospitalizadas e tendo que se submeter à ventilação mecânica. “É uma doença que pode ser prevenida por vacinas. É muito importante lembrarmos que a pandemia ainda está nas nossas mãos. Há muito o que podemos fazer e não é hora de desistir. Não é hora de ceder. Não é hora de declarar que este é um vírus bem-vindo”, disse.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, também criticou a fala de Bolsonaro. “Bolsonaro teve coragem de dizer que a variante Ômicron é bem-vinda ao Brasil, por ser um vírus de menor letalidade. Nenhuma variante é bem-vinda, porque toda nova cepa é um perigo para a Saúde da população. O genocida não dá nenhum valor à vida!”, declarou.