Banco Central comunica vazamento de dados de 160 mil chaves Pix

Segundo o BC, falhas pontuais no banco Acesso Pagamentos permitiu o vazamentos de dados cadastrais de usuários

Banco Central Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Banco Central (BC) emitiu nota nesta sexta-feira (21) informando o vazamento de dados cadastrais vinculados a mais de 160 mil chaves Pix ligadas ao banco Acesso Pagamentos. O caso ocorreu no início de dezembro, mas só foi comunicado nesta sexta.

"Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) vem a público informar a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento", diz o BC em nota.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", aponta.

Segundo o Banco Central, as pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição. O BC disse ainda que "adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente".

Esse é o segundo vazamento de dados Pix desde que a tecnologia foi instalada no país. Em agosto, dados de 400 mil chaves ligadas ao Banco do Estado de Sergipe ficaram expostos.