Deputada vai ao MP para saber quem bancou campanha antivacina com carros de som no RS

Dois carros de som, já apreendidos pela prefeitura, circularam pelas ruas de Novo Hamburgo espalhando fake news sobre a vacinação infantil

Um dos carros de som utilizados em campanha antivacina na cidade de Novo Hamburgo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Novo Hamburgo)
Escrito en BRASIL el

Moradores de Novo Hamburgo (RS) foram surpreendidos, nos últimos dias, com dois carros de som circulando pelas ruas da cidade e espalhando notícias falsas sobre a vacinação infantil contra a Covid-19.

"Atenção, pais: nós todos temos o dever de saber que não é obrigatória a vacina experimental em nossos filhos. E que as escolas não podem exigir e muito menos impedir o acesso de nossos filhos às salas de aula por não terem feito a vacina. E os fabricantes não garantem a eficácia e não se responsabilizam pelos efeitos colaterais", dizia uma das fake news distribuída pelos veículos.

Diferentemente do que diz a mensagem, a vacina infantil contra a Covid-19 não é "experimental". A vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após estudos rigorosos e é recomendada por especialistas e autoridades de todo o mundo. Assim como as vacinas contra a Covid para adultos, o imunizante infantil é seguro, evita quadros graves da doença e ajuda a conter a disseminação do vírus.

À Fórum, a equipe da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) informou que a parlamentar vai denunciar o caso dos carros de som no Ministério Público (MP), com o objetivo de que os financiadores da campanha antivacina sejam identificados e punidos.

"A vacina É SIM segura e protege a vida das crianças. É preciso investigar quem está bancando tamanha campanha de desinformação", disse a deputada.

Carros apreendidos

Nesta quarta-feira (26), a Guarda Municipal de Novo Hamburgo apreendeu os dois veículos (um Fiat Uno e uma Fiorino) que foram usados para espalhar fake news sobre a vacinação infantil. Os carros foram guinchados e levados a um depósito. Os condutores foram autuados por Infração de Medida Sanitária Preventiva.

Em nota, a prefeitura da cidade informou que investiga o caso. Já o prefeito em exercício do município, Márcio Lüders, por meio de nota, lamentou o ocorrido e incentivou a vacinação.

"Não se justificam mensagens antivacina e contra a ciência que estão circulando na região. Isso é uma atitude contra o Brasil", disse.

A gestão municipal informou ainda que vai apresentar notícia-crime sobre o caso ao Ministério Público.