Câmeras reduzem em 85% as mortes em batalhões da PM de SP monitorados

Tecnologia fez ações letais desabarem. Na Rota, por exemplo, as ocorrências quase acabaram

Governo do Estado de São Paulo
Escrito en BRASIL el

Após um programa de redução da violência e letalidade policiais levado a cabo pelo governo do Estado de São Paulo, o número de pessoas mortas por PMs em serviço diminuiu 36% nos últimos sete meses, mas o que chamou a atenção foi a redução de vítimas fatais nos batalhões em que foram instaladas câmeras "grava tudo" nas fardas dos agentes: 85%.

Nas unidades policiais da capital, do interior e do litoral em que os PMs passaram a usar o equipamento durante todo o tempo de serviço nas ruas, em 2019 e 2020 foram registradas respectivamente 165 e 110 mortes em ocorrências, antes das câmeras, para agora, em 2021, com o registro de imagens, 17 mortes em supostos confrontos.

No caso do 1° Batalhão de Choque da PM Paulista, a Rota, considerada o grupo de elite da corporação e também o mais temido, a queda nas ações letais foi de 89%. Em 2020, foram 35 pessoas mortas em ações da unidade nos últimos sete meses do ano, enquanto no mesmo período de 2021, já com as lentes registrando tudo, foram 4.

Se a comparação das mortes registradas pela Rota já monitorada pelas câmeras for em relação a 2019, a redução é ainda maior, 92%, já que naquele ano foram 52 cidadãos que perderam a vida em abordagens no mesmo período de tempo.

"Nas demais unidades, que ainda não utilizam as câmeras corporais também verificamos uma redução acentuada da letalidade", acrescentou o porta-voz da Polícia Militar de São Paulo, o major Rodrigo Cabral.