Traficantes acusam policias de ficarem com 80% de uma apreensão de cocaína: “tudo ladrão”

Conversa ocorreu em um grupo de WhatsApp chamado “trabalho forte”; a corregedoria afastou os envolvidos e vai investigar o caso

Escrito en BRASIL el

Traficantes de drogas comentaram em troca de mensagens em um grupo de WhatsApp que policiais civis do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) apreenderam uma tonelada de cocaína da quadrilha, mas só apresentaram oficialmente 200 kg e desviaram o restante.

O caso ocorreu em 28 de julho de 2021, quando investigadores do Deic localizaram um caminhão com 1.040 kg de cocaína escondidos em uma carga de açúcar na Baixada Santista. A droga iria de navio para a Europa, via porto de Santos, e seria vendida por R$ 200 milhões.

Ligações com o PCC

Três homens foram presos durante a apreensão, mas os donos da droga sequer foram indiciados, de acordo com informações da coluna de Josmar Jozinho, no UOL. Um deles é um grande traficante que teria ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital), que estaria escondido em um país vizinho ao Brasil.

Os três foram levados para a sede da 6ª Delegacia de Combate às Facções Criminosas, no prédio do Deic, no Carandiru, zona norte de São Paulo, e autuados em flagrante por associação ao tráfico. No boletim de ocorrência consta que foram apreendidos 200 tabletes de cocaína.

Trabalho forte

As mensagens dos traficantes, em um grupo chamado “trabalho forte”, foram obtidas com exclusividade pelo repórter Rodrigo Hidalgo e exibidos na edição desta quinta-feira (27) do Jornal da Band.

Um deles, ao tomar conhecimento da apreensão, reclama do desvio da droga: "200 kilos colocaram". O outro também se queixou: "Os cara roubou tudo. Bando de ladrão. Trocaram até as peça (tabletes)".

A Corregedoria da Polícia Civil abriu apurações preliminares para investigar as denúncias de desvios de drogas envolvendo policiais do Deic. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Segurança Pública, investigadores e delegados da 6ª Delegacia foram afastados.