Governo Bolsonaro mandou à Bahia apenas 20% do número de médicos prometido

Em nota, governo da Bahia criticou a baixa assistência do governo Bolsonaro diante da tragédia que já deixou 26 vítimas e desabrigou mais de 30 mil

Itamaraju ficou entre as cidades mais atingidas pelas chuvas | Foto: Manu Dias/GOVBA
Escrito en BRASIL el

O governo da Bahia emitiu nota na segunda-feira (3) criticando o governo Jair Bolsonaro pelo envio de apenas 23 médicos do programa Mais Médicos, 20% do que havia sido prometido.

"Contrariando as expectativas, o Ministério da Saúde enviou apenas 23 médicos à Bahia, do total de 119 prometidos pelo ministro Marcelo Queiroga, para atender a população atingida pela catástrofe ambiental que culminou em mais 90 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e em 156 municípios em situação de emergência", diz nota divulgada pelo governo da Bahia.

Em razão da baixa mobilização de esforços do governo Federal, o estado conseguiu remanejar mais 8 profissionais de saúde locais para atender a população atingida pelas fortes chuvas.

Os médicos desembarcaram em Ilhéus e estão em deslocamento para os seguintes municípios: Gandu, Itajuípe, Piraí do Norte, Dário Meira, Teolândia, Canavieiras, Apuarema, Nova Ibiá, Ibicaraí, Angical, Paratinga, Wanderley, Cotegipe, Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto, Ibicuí, Itarantim, Jiquiriçá, Ubaíra e Amargosa.

Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o número de vítimas fatais chegou a 26 nesta terça-feira (4). No total são 518 feridos, 30.915 desabrigados e 62.731 desalojados.

Os desabrigados são aqueles que tiveram que abandonar suas casas e dependem de abrigo do poder público. Já os desalojados são aqueles que saíram de suas casas e encontraram hospedagem por conta prórpia, como em casa de parentes.

Em todo o estado 166 municípios foram afetados pelas chuvas, dos quais 154 estão com decreto de situação de emergência.