NAZISMO

Neonazistas ameaçam atentado contra mostra de cultura haitiana em SC: "Faremos uma chacina"

Em e-mail enviado a veículos de comunicação, criminosos pregam ódio contra negros, citam prisão recente de nazistas no estado e exigem cancelamento de uma mostra na cidade de Itajaí

Trecho de uma das ameaças feitas por neonazistas contra mostra de cultura haitiana em Itajaí.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Neonazistas de Santa Catarina ameaçaram promover uma chacina caso a prefeitura da cidade de Itajaí não cancele uma mostra de cultura haitiana na cidade, que teve início nesta quarta-feira (16) e vai até o dia 19 de novembro. 

A ameaça foi feita através de e-mails enviados a veículos de comunicação de SC. No texto, os criminosos pregam ódio contra negros, mulheres, nordestinos, judeus e indígenas e afirmam: "Cancelem a Mostra Haiti ou faremos uma chacina em Itajaí"

A intimidação contém referências ao ditador alemão Adolf Hitler e à frases nazistas, prega que Santa Catarina é "terra para brancos" e direciona ameaças, também, ao prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ao vice Marcelo Sodré, à Polícia Civil e contra a organizadora do evento, Andrea Müller. "Exigimos também a expulsão de todos os haitianos de Santa Catarina", afirmam ainda os criminosos. 

A ameaça se deu como uma espécie de retaliação à prisão recente de membros de grupos neonazistas em Santa Catarina. No e-mail, os criminosos citam o episódio e exigem "anistia" aos colegas. 

A Polícia Civil está investigando as ameaças. A prefeitura de Itajaí, por sua vez, informou através de nota oficial que "repudia toda e qualquer forma de preconceito, e já repassou as informações para as autoridades competentes para reforço da segurança e providências junto aos realizadores da Mostra". O evento está mantido. 

Prisão de neonazistas

Oito neonazistas foram presos na última segunda-feira (14) em São Pedro de Alcântara, na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, após operação da Polícia Civil que desbaratou encontro ilegal dos fundamentalistas adoradores de Adolf Hitler. O encontro reunia células de diversos estados brasileiros, além de apoio internacional.

Entre os presos há membros de um grupo internacional de skinheads neonazistas, cujo nome não foi divulgado pela polícia. Especula-se que sejam do grupo Mysanthropic Division, que já tem atividades registradas desde 2015 em São Paulo e nos estados do Sul do país, de pichações nas grandes cidades ao recrutamento de jovens. Além do Mysanthropic Division, que vem influenciando células em diversos países, outro grupo neonazista internacional famoso é o Blood and Honor, fundado por Ian Stuart, estadunidense vocalista da banda Screwdriver que acabou morto em um acidente de trânsito, em 1993.

Um dos presos em Santa Catarina é português residente no Brasil. Outro usava uma tornozeleira eletrônica após ser condenado por tentativa de homicídio após ataque contra judeus no Rio Grande do Sul. Um terceiro preso foi denunciado por duplo homicídio por conta de disputas internas entre os fundamentalistas neonazistas de extrema-direita. Os presos têm entre 22 e 48 e seus nomes não foram divulgados pela polícia. Quatro são do Rio Grande do Sul e os demais vêm de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, além do português já citado.

O delegado Arthur Lopes, responsável pela operação, disse à imprensa que a polícia apreendeu equipamentos eletrônicos e que outro mandado de busca de apreensão teria sido cumprido no município de Florianópolis. Os extremistas teriam escolhido a cidade de Santo Amaro de Alcântara para o encontro por se tratar da primeira colônia alemã fundada em Santa Catarina, em 1829.