FUGA?

Filhos de Bolsonaro tentam tirar cidadania italiana em embaixada 9 dias após eleições

Flávio Bolsonaro confirmou que está em processo para obter cidadania que o dá direito de morar na Itália ou em qualquer país da União Europeia

Flávio, Jair, Eduardo e Carlos Bolsonaro.Créditos: Roberto Jayme/ASCOM
Escrito en BRASIL el

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estiveram nesta terça-feira (8) na embaixada da Itália em Brasília para pedir cidadania italiana, segundo informações obtidas pelo site Metrópoles

Se tiverem sucesso no pedido, os dois filhos de Jair Bolsonaro terão o direito de morar na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia. 

Ao Metrópoles, Flávio Bolsonaro confirmou a ida à embaixada italiana para tratar do assunto. “Minha família tem origem italiana e tenho direito de requerer cidadania italiana, o que começou a ser tratado em setembro de 2019”, declarou, negando, porém, que esteja pensando em deixar o Brasil. 

Eduardo Bolsonaro, por sua vez, não se manifestou sobre a visita que fez à representação diplomática apenas 9 dias após a eleição que impôs derrota ao seu pai. 

Bolsonarista Carla Zambelli "fugiu" para os EUA 

A deputada federal bolsoanrista Carla Zambelli (PL-SP) foi uma das primeiras a deixar o país após a derrota de Jair Bolsonaro. Apesar de negar que esteja fugindo, a bolsonarista viajou aos Estados Unidos em meio a um inquérito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do qual ela é alvo e após ter pedidos de prisão protocolados junto às autoridades por advogados por ter sacado arma de fogo e ameaçado um eleitor no meio da rua, em São Paulo, um dia antes da realização do segundo turno da eleição. 

Na terça-feira (1), Zambelli perdeu o acesso aos seus perfis nas redes sociais, por ordem do TSE, pelo fato de ter, em publicações, fomentando os bloqueios criminosos em rodovias de todo o Brasil impostos por bolsonaristas que não aceitam o resultado eleitoral. 

"Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras! Estou no meio desse movimento de contenção, repressão e ataque à Liberdade. Estou cumprindo agendas pessoais e aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas", diz Carla Zambelli em nota enviada à Fórum. 

Segundo a decisão do TSE que derrubou as redes sociais de Zambelli, suas publicações sobre os bloqueios visavam "tumultuar o processo eleitoral e incentivam comportamentos ilegais e beligerantes”. O documento argumenta ainda que as postagens são “ilegais, de natureza grave e com grande potencial para tumultuar as eleições em andamento, visto que o processo termina somente com o ato da diplomação”. 

Além da investigação do TSE, Carla Zambelli pode ser enquadrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação ao crime devido ao fato de ter incentivado atos antidemocráticos. 

Em paralelo, a oposição no Congresso Nacional e advogados articulam pedido de cassação do mandato da deputada e já protocolaram pedido de prisão pelo fato da parlamentar ter sacado uma arma e ameaçado um eleitor, um dia antes do segundo turno, simplesmente por ter sido xingada. Resolução do TSE proíbe o porte de arma, exceto a agentes de forças de segurança, nas horas que antecedem a eleição.