CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

“Assédio Nunca Mais” é o tema do podcast da Fenae esta semana

Programa debate os tristes episódios de assédio sexual ocorridos na Caixa Econômica Federal

Créditos: Isac Nóbrega/PR
Por
Escrito en BRASIL el

Com o tema “Assédio nunca mais”, a Fenae apresenta nesta quinta-feira (15), o podcast que irá discorrer sobre os tristes episódios de assédio sexual que ocorreram no banco público, durante a gestão de Pedro Guimarães.

Participam do bate-papo, a diretora de Políticas Sociais, Rachel Werber, a jurista, escritora e advogada atuante nos processos da Caixa, Soraia Mendes e a psicóloga do trabalho, pesquisadora e professora, Fernanda Sousa Duarte. Com mediação de Soraya Paladini, jornalista da Fenae.

Soraia Mendes, advogada das vítimas que entram com processo por assédio sexual contra Pedro Guimarães, é pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas. Advogada criminalista especialista em Direitos das Mulheres. Perita em processo penal credenciada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e escritora de várias obras, tais como "Criminologia Feminista: novos paradigmas" e "Processo Penal Feminista". Fernanda Souza Duarte é professora do PPG-PSTO/UnB, diretora de Projetos do GEPSAT, e responsável pela pesquisa sobre a saúde do empregado da Caixa, que aponta o agravamento das doenças relativas à saúde mental.

A abertura do programa conta com uma mensagem do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, que fala sobre o posicionamento da Federação de solicitar rigor na investigação das denúncias e medidas internas para coibir este tipo de violência.

“É lamentável tudo isso que aconteceu com a Caixa. Desde 2019, a gente vê crescer as pressões nos trabalhadores e as denúncias de assédio moral na empresa, e que foi mais além, com os repugnantes casos de assédio sexual no meio coorporativo. No momento em que as empregadas se encorajaram e romperam o silêncio, a Fenae, além de assumir a responsabilidade de estar ao lado das colegas da Caixa, também intensifica o posicionamento do resgate à democracia, do resgate aos direitos, ao respeito pelos empregados e empregadas do banco público, respeito pela Caixa e pelo povo brasileiro”, ressalta Takemoto.

O podcast será lançado no Youtube da Fenae às 17h do dia 15/12.