CENÁRIO DE GUERRA

Terrorismo bolsonarista em Brasília: Lula permanecerá na capital; "segurança garantida", diz Dino

Segurança no hotel de Lula foi reforçada diante da violência de bolsonaristas, que atearam fogo na capital federal e tentaram invadir prédio da PF

Policiais reforçam segurança no hotel de Lula em Brasília.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na noite desta segunda-feira (12) que a "segurança de Lula está garantida". O anúncio foi feito devido ao ato terrorista promovido por bolsonaristas em Brasília

Os apoiadores de Jair Bolsonaro, que não aceitam o resultado das urnas, tentaram invadir o prédio da Polícia Federal após a prisão de um indígena acusado de articular atos antidemocráticos e transformaram a capital federal em uma verdadeira zona de guerra, ateando fogo em carros, ônibus e promovendo inúmeros atos de vandalismo

Agentes das polícias Federal e Militar reagiram, na tentativa de dispersar os golpistas, com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral. 

Diante da violência dos bolsonaristas, que estariam articulando invadir o hotel onde Lula está hospedado, a segurança no local foi reforçada. 

"Temos dialogado com o GDF, a quem compete a garantia da ordem pública em Brasília, atingida por arruaças políticas. A segurança do presidente Lula está garantida. As medidas de responsabilização jurídica prosseguirão, nos termos da lei", anunciou Flávio Dino através das redes sociais. 

"Inaceitáveis a depredação e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal em Brasília. Ordens judiciais devem ser cumpridas pela Polícia Federal. Os que se considerarem prejudicados devem oferecer os recursos cabíveis, jamais praticar violência política", afirmou ainda o futuro ministro da Justiça. 

A princípio, circularam notícias de que Lula estaria sendo retirado do hotel em um helicóptero. A informação, entretanto, foi negada à Fórum pela assessoria do presidente eleito, que garantiu a permanência do petista em Brasília

Confira nota da secretaria de Segurança Pública do DF sobre a situação na capital

"Nota Secretaria de Segurança Pública do DF – 12/12 - 22h30

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que as forças de segurança reforçaram a atuação, em toda área central do capital, para controle de distúrbios civis, do trânsito e  de eventuais incêndios. As ações começaram em frente ao edifício-sede da Polícia Federal (PF), em decorrência do cumprimento de mandado de prisão, e se estenderam para outros locais da região central. 

Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito até nova mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica. A recomendação dos órgãos de trânsito é a de que os motoristas evitem o centro da cidade. 

Destacamos, por fim, que as imediações do hotel em que o presidente da república eleito está hospedado tem vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal".