TERRORISMO NA CAPITAL FEDERAL

Quem é o pastor indígena bolsonarista preso que motivou os atos terroristas em Brasília

José Acácio Serere Xavante convocou golpistas armados para impedir diplomação de Lula e já foi preso há 20 anos por tráfico de drogas

Serere Xanvate.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

O indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante teve sua prisão determinada por Alexandre de Moraes depois que o ministro atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a decisão, ele participou de diversos atos golpistas em Brasília, entre eles em frente ao Congresso Nacional e no hotel onde estão hospedados Lula e Geraldo Alckmin.

Segundo Moraes, Serere Xavante também convocou manifestantes armados para impedir a diplomação do presidente eleito e seu vice.

O indígena José Acácio Serere Xavante foi preso há cerca de 20 anos por tráfico de drogas, quando se converteu ao protestantismo e se tornou pastor evangélico. Ele é da terra indígena Parabubure e não é cacique tradicional. É casado com uma mulher não indígena.

Natural de Poxoreu, em Mato Grosso, Serere Xavante é filiado ao Patriotas. Ele foi candidato a prefeito de Campinápolis, município situado a 658 quilômetros de Cuiabá. Ele teve apenas 689 votos e não foi eleito. Nas redes sociais, o Serere Xavante se apresenta como pastor e missionário da Associação Indígena Bruno Ômore Dumhiwê.

A organização territorial e social dos Xavante, com população estimada em 27 mil pessoas, está distribuída em 9 terras indígenas e não há um cacique geral. Cada terra indígena Xavante é composta por seus aldeamentos e consequentemente cada aldeia tem seus líderes, caciques, de acordo com a organização social do povo, dividido em clãs e grupos etários definidos.