Loja de Zema, governador de MG, vende roupas sujas de lama da enchente em Brumadinho

Prefeitura recolheu produtos por considerá-los impróprios para venda. Cidade foi atingida por fortes chuvas e enxurrada de lama em janeiro

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Escrito en BRASIL el

Uma ação da Prefeitura de Brumadinho, na Região Metropolitan de Belo Horizonte (MG), apreendeu 179 peças de roupa e 46 pares de sapatos numa unidade das Lojas Zema, de propriedade da família do atual governador mineiro, Romeu Zema (Novo), por estarem sendo comercializadas de maneira imprópria, sujas de lama após a última enchente que atingiu o município, em janeiro deste ano.

Calçados com lama na loja Zema de Brumadinho (MAB/Reprodução)

Segundo a administração municipal, as mercadorias não poderiam estar à venda, uma vez que a lama que atingiu o material é tóxica e pode ter contaminado os produtos. A loja teria a opção de entregar tudo para doação, mas antes precisaria submeter as peças a um processo de lavagem profissional desinfetante. Por conta do trabalho e dos custos, a rede da família do mandatário mineiro preferiu entregar roupas e calçados para Prefeitura.

Cristiane Andrade Viana, coordenadora interina da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Brumadinho, informou que as peças já estão recolhidas e que serão descartadas de maneira adequada num aterro sanitário da região.

Quem reagiu ao caso foi o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que em seus perfis nas redes sociais ligou a prática do grupo empresarial do atual governador de Minas Gerais com os casos graves de rompimento de barragens no estado.

“Três anos depois do crime da Vale e semanas após uma das maiores enchentes da história da região, Brumadinho é surpreendida com as Lojas Zema, literalmente, vendendo por ‘20 reais qualquer peça’, em até ‘10x sem juros’, roupas e sapatos sujos de rejeitos”, protestou a entidade.

O Grupo Zema emitiu um comunicado para se pronunciar sobre o ocorrido e negou que as roupas e calçados estivessem expostos para venda. A alegação é de que tudo não passou de um equívoco e que os produtos estavam separados para serem encaminhados à matriz, na cidade de Araxá.

Veja a nota do Grupo Zema na íntegra

Na filial de Brumadinho da Zema como em outras nos estados de MG e BA, tivemos inundação do imóvel provocado pelas chuvas dos meses de janeiro e início de fevereiro, o que ocasionou perda de produtos em estoque.

Em todos os casos de produtos danificados parcialmente, é procedimento da empresa realizar a baixa do estoque para que não seja mais colocado à venda, e quando possível e permitido, realizamos a doação desses produtos, e quando os mesmos não estão em estado de utilização é feito a inutilização.

Na filial de Brumadinho, os produtos já tinham sido baixados no estoque, e estavam sendo organizados para serem enviados para no Matriz em Araxá, para avaliação, separação e definição do destino. Ocorre que devido à dificuldade de espaço do imóvel e quantidade de produtos danificados pela enchente, alguns estavam alocados no salão de vendas, mas não estavam com preço ou disponível para comercialização.

Já foi solicitado a imediata retirada de todos os produtos do salão de vendas da loja e o envio para a Matriz.

As lojas Zema têm respeito pelos clientes, e não comercializam produtos danificados em enchentes ou quaisquer outros tipos de avarias.