ITAMARATY

PT exige explicações do Itamaraty sobre humilhações de brasileiros nos EUA

Parlamentares querem que Ministério das Relações Exteriores mostre ações e providências tomadas para acabar com as violações aos cidadãos que sofrem nas mãos de autoridades norte-americanas

Deputados Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro. Fotos: Gabriel Paiva.
Escrito en BRASIL el

Os deputados federais do PT de Minas Gerais Leonardo Monteiro e Reginaldo Lopes, o segundo líder da bancado do partido na Câmara, encaminharam um ofício ao Ministério de Relações Exteriores (MRE) exigindo explicações da diplomacia do governo Bolsonaro sobre o que tem sido feito nos inúmeros casos de cidadãos brasileiros que sofreram violações e humilhações ao serem deportados dos EUA, recentemente, por parte de autoridades daquele país.

O documento dos parlamentares cobra o Itamaraty para que ele exerça sua função institucional, que é mediar conflitos e resguardar os interesses do Brasil e de seus cidadãos em nações estrangeiras. Monteiro e Lopes querem saber o que o corpo diplomático já fez para que os lamentáveis episódios não voltem a acontecer.

“Segundo um cidadão, mineiro de Lagoa Santa (MG), que desembarcou com a esposa e os dois filhos, de 2 e 6 anos, no período de detenção não era permitido nem tomar banho. Esse foi o 51° voo – em avião fretado pelo governo norte-americano – com brasileiros deportados enviados pelos Estados Unidos desde outubro de 2019”, relatam os autores do ofício.

Há ainda relatos de um voo que trouxe centenas de brasileiros, incluindo mais de 90 menores, que foram desembarcados no Brasil apenas com a roupa do corpo, sem qualquer quantia em dinheiro ou documentos nacionais, que ficaram no aeroporto sem sequer saber como voltariam para casa.

Diante das cobranças, o MRE tem se esquivado de suas responsabilidades não só em relação aos deputados petistas, mas também da sociedade em geral, alegando que este é um problema de competência da Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A versão é claramente uma manobra dos diplomatas do Itamaraty, uma vez que o contato com autoridades estrangeiras, políticas ou de Estado, é atribuição unicamente do Ministério de Relações Exteriores.