Advogada denuncia ter sofrido racismo no condomínio onde mora: "Fui espancada"

Debilitada por estar em tratamento contra uma infecção, Laura Astrolabio diz ter sido impedida de entrar na academia do prédio, onde queria se pesar: "Levei golpes de artes marciais"

Foto: Reprodução/Twitter/@lauraastrolabio
Escrito en BRASIL el

A advogada Laura Astrolabio afirma ter sido vítima de racismo por parte do síndico e da subsíndica do condomínio onde mora. Segundo relato publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (2), ela diz ter sido espancada pela vizinha, que proferiu golpes de artes marciais contra ela.

Com o objetivo de apoiá-la, o projeto na qual é co-fundadora e coordenadora, "A Tenda Instituto", fará um twittaço às 20h desta quarta. Serão utilizadas as hashtags #ATendaPedeJustiça, #QueremosAstrolabioViva e #JustiçaParaLauraAstrolabio.

De acordo com Astrolabio, ela foi impedida pela subsíndica de se pesar na balança da academia, sob o argumento de que não morava no condomínio. "Fui espancada por uma racista que cogitou que eu não fosse moradora e por isso não podia entrar na academia nem para me pesar, no condomínio que eu pago", escreveu a advogada.

Em tratamento contra uma infecção, esta tinha sido a primeira vez em dias que ela havia saído da cama. "Eu falei isso para ela [vizinha] quando ela começou a me insultar antes de começar a me dar golpes de artes marciais", relatou.

"Se eu não estivesse doente e se não tivesse falado pra ela que eu estava muito doente e fraca, que só queria usar a balança, ela não teria feito o que fez e nem a mãe dela teria tentado colocar uma lata de lixo na minha cabeça para facilitar para a filha me bater", disse ainda Astrolabio.

Segundo a advogada, ela reagiu ao racismo e à violência física, apesar de estar extremamente debilitada e há quatro dias sem comer direito. "Levei golpes de artes marciais na minha bacia que estão me impedindo de andar direito."

Além disso, ela afirmou que, ao denunciar a situação para o síndico, que é marido da mulher que a agrediu, ouviu como resposta que ele "não conversava com quem fala de racismo". "[Ele falou] que é mimimi e perguntou se ele também sofria racismo por ter olhos azuis."

Confira o relato:

https://twitter.com/AstrolabioLaura/status/1488713502793637891?s=20&t=d3HeXATy2hdwqpd8aDKH5Q