PERIGO NO AR

VÍDEO – Por um triz: Jato cruza a pista durante pouso de Boeing da Gol em Guarulhos

Imprudência do piloto de avião privado quase provoca tragédia no maior aeroporto do país. Controladora de voo foi fundamental para evitar colisão

Aviões quase se chocam durante pouso em Guarulhos (Twitter/Reprodução).
Escrito en BRASIL el

O piloto de um jato privado cruzou a pista do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na última terça-feira (15) sem autorização da torre de controle aéreo, bem no momento em que um Boeing de grande porte da Gol pousava no local, quase provocando uma tragédia. A controladora de voo agiu com rapidez e avisou o comandante da aeronave maior sobre a necessidade de arremeter com urgência, evitando a colisão. As imagens só foram liberadas nesta segunda-feira (21).

O Boeing 737 Max da Gol, que opera o voo 1403, partindo de Brasília com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, chegava ao maior aeródromo do país por volta das 12h50 do dia 15 de fevereiro quando o avião executivo, conforme as palavras da responsável pelo tráfego aéreo na região, entrou na sua frente sem que os operadores permitissem.

“Gol uno-quatro-zero-três, arremeta! Gol uno-quatro-zero-três arremeta!”, disse a controladora, em momento de tensão.

Após o avião subir e evitar a colisão, a mulher que alertou os pilotos comerciais informou os motivos do pedido urgente para arremeter.

“Gol uno-quatro-zero-três, arremeta conforme a carta e chame São Paulo 119-15. A aeronave ali cruzou a pista sem autorização da torre, ok?", completou a militar.

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo tráfego aéreo no país, inclusive civil, não se pronunciou até o momento sobre o episódio, enquanto a Gol Linhas Aéreas emitiu uma nota informando que o procedimento realizado por seu piloto, de arremeter (abandonar o procedimento de pouso e colocar força máxima para o avião tornar a subir) é comum, sem entrar no mérito da manobra perigosa do piloto do jato executivo.

Veja o vídeo: