IDENTIDADE

Saiba como será o novo RG e quando é preciso mudar a carteira de identidade

Governo Federal publicou decreto nesta quarta com mudanças na carteira da identidade

Modelo do novo RG divulgado pelo Ministério da Justiça.Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (23) estabeleceu um novo modelo de carteira de identidade no Brasil. A partir de agora, o documento terá apenas um número, o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que será equivalente ao de Registro Geral (RG).

De acordo com o decreto, o novo RG usará o número de CPF como identificação única dos cidadãos com o objetivo de unificar nacionalmente a identificação dos cidadãos. Como o atual número de RG é definido pelos estados, é possível que uma mesma pessoa tenha até 27 registros diferentes. Isso ajudaria a coibir fraudes.

Além disso, h?? mais segurança com a digitalização da identificação. Toda carteira terá um código QR que poderá ser acessado até off-line.

Saiba quando você precisa mudar para o novo RG

Segundo o Ministério da Justiça, a carteira de identidade atual continua sendo aceita por até 10 anos para a população com até 60 anos de idade. Após esse período, será necessário migrar para o novo modelo. Para quem tem acima de 60 anos, será aceita por prazo indeterminado.

o novo documento terá outros prazos de validade: pessoas com idade entre 0 e 12 anos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos, e a partir de 60 anos, validade indeterminada.

A emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança.

Várias informações poderão constar no novo documento, como: identificação do órgão expedidor, número do RG; nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento do cidadão; fotografia, em proporção que observe o formato 3x4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), assinatura e impressão digital do polegar direito; elementos novos para verificação da autenticidade (também passa a ser um documento de viagem); informações sobre o grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte poderão ser incluídas na Carteira de Identidade.

Confira como será o novo RG: