ZELENSKY BRASILEIRO?

Danilo Gentili diz que Brasil terá presidente comediante, como na Ucrânia

Comediante brasileiro está surfando na onda da comparação com Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano que, antes de se eleger, atuava como comediante

Danilo Gentili e Zelensky.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O comediante Danilo Gentili, que já chegou a ser cotado para uma candidatura à presidência pelo Movimento Brasil Livre (MBL), está surfando na onda da comparação com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, país que entrou no noticiário brasileiro em decorrência dos ataques militares desferidos pela Rússia. 

Zelensky, antes de ser eleito, era um comediante com estilo bem parecido ao de Gentili. Nos últimos dias, o humorista brasileiro tem demonstrado, através de postagens nas redes sociais, que gosta da comparação. 

Ele chegou a fazer uma publicação, na quinta-feira (24), sugerindo que pode vir a se tornar presidente. Gentili compartilhou a postagem de uma seguidora informando que o presidente ucraniano é comediante. 

"Em breve o do Brasil também será um. Anotem", escreveu Gentili junto a um desenho que o representa com faixa presidencial. 

Ex-bolsonarista, o humorista brasileiro compartilhou uma série de postagens demonstrando apoio ao presidente ucraniano e criticando a postura de Jair Bolsonaro em meio a crise com a Rússia. 

Confira

Saiba quem é o presidente Volodymyr Zelensky, o Danilo Gentili da Ucrânia

Nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24), quando a Rússia entrou com suas tropas na Ucrânia, o nome do humorista brasileiro Danilo Gentili foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

A razão era simples: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antes de ser eleito com inacreditáveis 73% dos votos, em 2019, era um comediante com estilo bem parecido ao do colega brasileiro, que quase foi apresentado como candidato em meados do ano passado, pelo Movimento Brasil Livre (MBL), de Kim Kataguiri e Cia.

Zelensky nasceu na cidade de Kryvy Rig, no centro da Ucrânia. É filho de pais judeus e se formou em direito pela Universidade Nacional Econômica de Kiev, mas nunca seguiu carreira jurídica.

Ele ficou conhecido por seus monólogos no teatro e, curiosamente, fez sucesso na TV na série "Servo do povo”, na qual interpretou um professor de história que chegou ao cargo de presidente do país de forma inesperada.

O nome "Servo do Povo", inclusive, foi dado ao seu partido como homenagem ao programa. Zelensky também já atuou em filmes bastante populares na Ucrânia e na Rússia.

A cena de "Servo do Povo" que ficou mais famosa, provavelmente, é a em que o presidente empunha duas metralhadoras Uzi e faz uma chacina no Parlamento ucraniano, disparando contra todos os políticos. Assista:

Assim que lançou a sua candidatura, Zelesnky não foi levado a sério. Sua campanha, no entanto, decolou nas redes sociais, baseada na antipolítica. Ele prometia combater a corrupção, aproximar a Ucrânia dos países do Ocidente e pressionar a Rússia a deixar áreas ocupadas do território ucraniano.

Dissolveu o parlamento

Assim que tomou posse, em maio de 2020, ele anunciou a dissolução do Parlamento já em seu discurso inaugural. A medida, legalmente controversa, foi tomada para que ele pudesse convocar eleições legislativas antecipadas e obter maioria no Parlamento.

Na posse, ele também afirmou que sua primeira tarefa seria acabar com o conflito no leste do país, onde estão as regiões separatistas reconhecidas nesta semana pela Rússia como independentes. Desde 2014, separatistas da região de Donbass tentam proclamar independência, com apoio dos russos.

Zelensky elaborou, a pedido do ex-presidente americano Donald Trump, um dossiê sobre o filho de seu rival Joe Biden, que teve negócios na Ucrânia. O ex-presidente dos Estados Unidos sugeriu que poderia ajudar os ucranianos com US$ 400 milhões em ajuda militar. Trump sofreu seu primeiro impeachment por isso, mas o Senado dos Estados Unidos não o afastou do cargo.