HISTÓRIA SURPREENDENTE

Criança de 9 anos foge em Manaus, entra escondida sem documentos em avião e viaja para SP

Menino entrou no voo sozinho, sem bilhete de embarque. Polícia disse que ele pesquisou na internet "como entrar em um avião despercebido"

Criança viajou em avião da LatamCréditos: Divulgação/Latam
Escrito en BRASIL el

Emanuel Marques de Oliveira, um menino de 9 anos, fugiu de casa na manhã deste sábado (26) em Manaus, capital do Amazonas, e foi encontrado no final do dia na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Ele viajou mais de 3 mil km e conseguiu entrar sem documentos, bilhete de embarque e desacompanhado em um voo da empresa aérea Latam.

Em relato ao G1, a mãe da criança, a eletricista Daniele Marques, afirmou que o filho pegou ônibus aleatórios do bairro Tarumã-Açu, onde moram, até chegar ao aeroporto. Depois, olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles.

"O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque", contou Daniele. "O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para gente passar. Quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho", disse a mãe.

A companhia aérea e a empresa administradora do aeroporto de Manaus informaram que estão investigando como o menino conseguiu viajar. A Polícia Civil solicitou imagens das câmeras de segurança e também apura a situação.

Criança queria morar em São Paulo com familiares

Em nota, a Polícia Civil informou que a criança agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet de "como entrar em um avião despercebida".

O órgão também disse que a criança não tem histórico de violência familiar e, durante oitivas, declarou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares.

Emanuel desapareceu no sábado. Segundo Daniele, ela acordou às 5h30, foi no quarto, viu que ele estava dormindo normalmente mas, quando levantou novamente às 7h30, percebeu que o filho não estava mais lá.

Ela registrou boletim de ocorrência na delegacia e começou a divulgar a imagem dele nas redes sociais. Por volta das 22h daquele mesmo dia, recebeu uma ligação de um funcionário da Latam informando que a criança estava no aeroporto de Guarulhos.

"Assim que eles me contaram que ele estava lá [no Aeroporto de Guarulhos], avisei a delegada. Os policiais até perguntaram se eu podia ir buscá-lo, mas eu disse que não teria como fazer isso, e sim queria que a empresa Latam retornasse com o meu filho", relatou ao G1.

Após trâmites e negociações entre o Conselho Tutelar e a companhia aérea, o garoto voltou a Manaus na manhã de domingo (28).

Confira a distância entre Manaus e Guarulhos: