Corpo de Maria Prestes é cremado no Rio de Janeiro

Morta na última sexta, a revolucionária dedicou toda a sua vida para a construção de um Brasil mais justo

Foto: MST
Escrito en BRASIL el

O corpo de Maria Prestes, militante comunista e viúva de Luís Carlos Prestes, foi velado neste domingo (6) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e, às 15h, foi cremado no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio.

Maria Prestes morreu nesta sexta-feira (4), às 19h20, aos 92 anos. A sua neta, Ana Prestes, usou as redes para falar sobre a sua avó.

"Partiu uma grande brasileira. Dona Maria Prestes, que também foi Maria do Carmo ou Altamira ou todos os nomes que precisasse usar para seguir lutando por liberdade, democracia e justiça social. Uma comunista orgulhosa de sua luta e a mais maravilhosa avó que alguém poderia ter", declarou a neta Ana Prestes.

https://twitter.com/anaprestes/status/1489758229840211981

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) emitiu uma nota de pesar. "O Brasil perdeu uma lutadora, uma mulher corajosa, firme e decidida. É uma perda para sua família, para todos nós do PCdoB e para todos e todas que lutam contra as injustiças desse nosso país", declarou o PCdoB em nota.

https://twitter.com/PCdoB_Oficial/status/1489775728086368258

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) esteve presente no velório e prestou uma homenagem à revolucionária.

https://twitter.com/MST_Oficial/status/1490354691120799744

Maria Prestes: uma história dedicada à revolução

Maria Prestes é mãe de sete filhos de Luís Carlos Prestes, com quem viveu junto por 40 anos.

Filha de camponeses, a pernambucana trabalhou desce cedo no campo, até se tornar uma destacada militante do Partido Comunista Brasileiro e virar segurança de Prestes.

Nascida Altamira Rodrigues Sobral, a lutadora social mudou o nome para Maria do Carmo Ribeiro para se proteger da perseguição da polícia. Essa e outras histórias estão no livro de memórias “Meu companheiro Luís Carlos Prestes”, lançado por ela em 2012.