POLÊMICA

Em 2017, Folha demitiu jornalista que criticou filme de Danilo Gentili

O longa “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” tem sido acusado de promover a pedofilia devido a uma cena com o personagem de Fabio Porchat

Gentili e o jornalista Bargas, demitido após entrevista.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

A polêmica em torno do filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", roteirizado por Danilo Gentili e com atuação do humorista Fabio Porchat, que entrou na mira de bolsonaristas cinco anos após o seu lançamento, voltou à tona.

O longa, disponível na Netflix, tem sido acusado de promover a pedofilia devido a uma cena em que o personagem de Porchat tenta abusar dos protagonistas, dois adolescentes.

Internautas recuperaram uma notícia de 2017, na qual mostra que o jornalista Diego Bargas, que publicou uma crítica na Folha de S.Paulo apontando bullying e pedofilia no filme, acabou demitido.

Uma reportagem publicada no portal da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e no Portal Imprensa conta em detalhes.

O texto relata que Bargas foi demitido da Folha depois da publicação da matéria assinada por ele, “Comédia juvenil ri de bullying e pedofilia”. “

A matéria diz que depois da publicação, Gentili “estimulou seus mais de 15 milhões de seguidores no Twitter a perseguir Bargas. O jornalista passou a sofrer ofensas e xingamentos em todos os seus perfis em redes sociais”.

“As ofensas via Facebook e Instagram, que foram bloqueados pelo jornalista, trazia alguns xingamentos, como ‘bichona, autista, otário, merda, lixo social, imbecil, viado, militonto e acéfalo’”, diz trecho da reportagem.

O jornalista, via redes, postou: “A confusão com o Gentili me fez perder o emprego. A Folha de S.Paulo me demitiu. Não posso entrar em detalhes sobre isso, mas é tudo muito nebuloso. Danilo Gentili me esmagou como uma barata, só porque ele pode, só porque eu ousei o desafiar. É surreal que eu tenha virado alvo de um cara desse tamanho”, afirmou o Bargas.

Ministros se envolvem na polêmica

O caso chegou agora à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que prometeu abrir uma investigação. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, também disse neste domingo (13) que vai determinar “imediatamente” que a pasta adote providências contra o filme.

"Como se Tornar o Pior Aluno da Escola" é baseado no livro de mesmo nome de Danilo Gentili, publicado em 2009. O longa aborda temas com objetivo de fazer críticas ao politicamente correto. Secretário especial da Cultura, Mario Frias também foi às redes sociais alertar sobre o filme e falar mal de Fabio Porchat.

“Por diversas vezes Porchat afirmou que não quer ser pai, chegou a dizer que ‘é um inferno ter filhos’, lamento, discordo, afinal, não existe algo mais sublime e grandioso do que a paternidade. O Porchat jamais vai entender que o maior crescimento de um homem vem com a paternidade. Se ele rejeita a paternidade é um direito dele, mas ele não tem o direito de desrespeitar a educação que foi dada aos filhos dos outros”, disse Frias. 

Sem se estender muito, Gentili afirmou que tem "orgulho de desagradar com a mesma intensidade petistas e bolsonaristas". "Os chiliques, o falso moralismo e o patrulhamento: veio forte contra mim dos dois lados. Nenhum comediante desagradou tanto quanto eu. Sigo rindo", escreveu o humorista.