NA CARA DURA

Desespero e compra de voto: Bolsonaro libera 13° e saque do FGTS para se reeleger

Sem limites para realizar o sonho de ficar no Planalto, o extremista que se lixa para o povo permitirá que pensionistas e aposentados recebam dinheiro antecipado do INSS. Mil reais do Fundo de Garantia também serão autorizados

Agência Brasil (Edição de imagens).
Escrito en BRASIL el

Jair Bolsonaro já não sabe mais o que tentar para alavancar uma onda de apoio que o dê mais um mandato à frente do Palácio do Planalto. Depois do eleitoreiro Auxílio Brasil e das tentativas de criar mecanismos artificiais para reduzir o valor dos combustíveis, agora seu governo extremista antecipará o pagamento do 13° salário a aposentados e pensionistas e autorizará saques de mil reais do FGTS para os trabalhadores.

A desculpa é de viés técnico, como sempre, alegando que a iniciativa beneficiaria 31 milhões de brasileiros, aquecendo a economia com R$ 86 bilhões. No entanto, para todos que acompanham o desenrolar dos bastidores de Brasília, a atitude é apenas mais um sinal de desespero do radical de extrema direita que, depois de tornar o país uma pilha de escombros nos últimos três anos, quer às pressas tornar seu nome palatável para o eleitorado, na busca enlouquecida por mais um mandato presidencial.

Como a primeira parcela do 13° de aposentados e pensionistas habitualmente é paga em agosto e Paulo Guedes, seu ministro da Economia, fala que o país atravessa um momento de recuperação econômica, adiantar em quatro meses os pagamentos cheira claramente a compra de voto e decisão eleitoral aberta e descarada. Os saques do Fundo de Garantia, então, nem se fala. Liberações do tipo são realizadas apenas em situações de emergencial extrema.

Após uma ligeira subida nas últimas pesquisas, diminuindo a diferença para Lula, atribuída até mesmo por setores da esquerda à implantação do Auxílio Brasil, ainda que muitos analistas acreditem na migração de votos da malfadada “3ª via”, Bolsonaro crê que “dar” mais dinheiro na mão de milhões de brasileiros o conduzirá à liderança nas sondagens.

O fato é que o radical que largou o país à sua própria sorte durante a pandemia e mandou o povo de volta para o mapa da fome e para o inferno da inflação já anunciou para esta quarta-feira (16) a cerimônia na qual assinará o decreto que autoriza a antecipação do 13°, e para o dia seguinte sua equipe enviará ao Congresso a Medida Provisória (MP) que liberará saques do FGTS para os brasileiros em situação de desespero.