PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

Festival Vermelho: Lula confirma presença na comemoração dos 100 anos do PCdoB

Ex-presidente participará da celebração pública no dia 26 de março, em Niterói (RJ)

vermelho.org (Reprodução).
Escrito en BRASIL el

Celebrando os 100 anos do Partido Comunista do Brasil, o Festival Vermelho - Floresce a Esperança será realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ), nos dias 25 e 26 de março, com um grande evento. Entre os convidados mais esperados está o líder da esquerda no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que confirmou sua participação no dia 26, durante o ato político “Frente Ampla para Florescer a Esperança”, que reunirá diversas outras figuras políticas do campo progressista.

O Festival Vermelho - Floresce a Esperança, realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG), contará com artistas e personalidades nacionais e internacionais. Trata-se de uma atividade inédita no Brasil, inspirada em grandes festas internacionais da esquerda, como a Festa Avante, em Portugal, a Fête de L’Humanité, na França, a Fiesta de Los Abrazos, no Chile, e a Manifiesta, na Bélgica. A entrada será gratuita.

A programação prevê uma maratona de atividades culturais, formativas e políticas, como shows, debates, seminário, lançamento de livros, exposição, feira, gastronomia, mostra de cinema, convidados e participantes de todo o país, além de representações internacionais.

Para a deputada federal e coordenadora do Festival, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a presença de Lula mostra a contemporaneidade do partido. “É o partido mais antigo do Brasil, mas é o partido que olha para o futuro. Por isso ´floresce a esperança`. Lula combina com essa esperança, com esse futuro, com o Brasil renovado, e ele reconhece em nós essa parceria para o futuro do país. Para nós é muito importante a presença do Lula neste Festival Vermelho, que celebra os 100 anos do PcdoB”, afirma.

Todo o Festival acontecerá no Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetados pelo arquiteto comunista Oscar Niemeyer ao longo da orla de Niterói. As atividades, para todos os públicos, acontecem presencialmente, mas também contam com participações on-line, atividades em formato híbrido e transmissões ao vivo.

100 Anos do Partido Comunista

No dia 25 de março de 1922, nove pessoas se reuniram de forma clandestina em uma casa na rua Visconde do Rio Branco, na cidade de Niterói, para fundar um movimento que transformaria para sempre a história política do Brasil. Com um pequeno grupo de trabalhadores, entre barbeiros, eletricistas, sapateiros, alfaiates, e que contava também com o jornalista e intelectual Astrojildo Pereira, nascia a Seção Brasileira da Internacional Comunista, o Partido Comunista do Brasil, que logo se espalharia por todo o território brasileiro em um movimento de massas.

Foi o primeiro partido nacional do país, em uma época em que a política se organizava apenas regionalmente, com o poder do coronelismo, dos mandos e desmandos das elites rurais e urbanas. Um marco para a transformação do ambiente de opiniões e disputas daquele período, que ecoa até hoje no cenário político e social.

Sobre a Fundação Maurício Grabois

A Fundação Maurício Grabois (https://grabois.org.br/) foi instituída por decisão do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e passou a existir em 2 de abril de 2008, como sucedânea do Instituto Maurício Grabois (IMG). É um espaço do pensamento marxista e progressista que leva o nome de um dos principais nomes comunistas da história do Brasil, um dos fundadores do partido e seu militante até sua morte durante a Guerrilha do Araguaia, na resistência à ditadura militar brasileira.

O Festival Vermelho quer te conhecer

O Festival Vermelho lançou um formulário online (https://bit.ly/FestivalVermelho) para conhecer melhor as pessoas, grupos, coletivos e iniciativas de todo o Brasil interessados em participar do evento, para um melhor atendimento às demandas, respostas às dúvidas e necessidades relacionadas à sua participação e integração. O formulário servirá para compreender melhor o perfil dos participantes, aperfeiçoar a sua recepção e acomodação na cidade, sua participação na feira, venda de produtos, divulgação de materiais de cada Estado, como também para colher sugestões para a programação.

O Festival Vermelho – Floresce a Esperança será realizado nos dias 25 e 26 de março, no Caminho Niemeyer, na rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, no Centro de Niterói (RJ). Mais informações podem ser encontradas no site http://caminhoniemeyer.niteroi.rj.gov.br/

Temas