PERIGO

Quais fórmulas para bebê a Anvisa pediu para recolher após morte nos EUA

Produtos estão sendo investigados pela FDA por envolvimento em internações e uma morte ocorridas entre bebês

Três crianças tiveram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii e, outra, pela Salmonella NewportCréditos: Pixabay
Escrito en BRASIL el

Fórmulas para bebês de cinco marcas internacionais começaram a ser recolhidas nesta quarta-feira (23) a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Os produtos estão sendo investigados pela FDA, reguladora americana, por envolvimento em internações e uma morte ocorridas entre bebês após o consumo das fórmulas infantis. Três crianças tiveram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii e, outra, pela Salmonella Newport.

A agência americana diz que, até o momento, detectou vários resultados positivos de Cronobacter em amostras ambientais colhidas nas instalações da Abbott Nutrition, localizadas na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A companhia é responsável pelos produtos citados.

Como medida preventiva, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas.

Confira quais são as marcas:

  • Human Milk Fortifier
  • Similac PM 60/40
  • Similac
  • Alimentum
  • EleCare

Segundo a Anvisa, precisam ser recolhidas unidades dos produtos com um número de "vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade 1º de abril de 2022 ou posterior".

Lotes começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e têm como data de validade 1º de abril de 2022 ou data posterior. Foto: Anvisa/Divulgação