ARREGOU

Com medo de processo, ex-secretário de MG dá desculpa insana para justificar ataque a Dilma

Médico Carlos Eduardo Amaral, demitido da Saúde de MG sob acusação de furar fila da vacina, incitou agressão contra Dilma, apagou a postagem e agora diz que queria apenas criticar o tapa de Will Smith no Oscar

Carlos Eduardo Amaral, ex-secretário de Saúde de MG, ataca Dilma com "piada" nas redes sociais.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Com medo de ser processado, o médico Carlos Eduardo Amaral, ex-secretário de Saúde de Minas Gerais, foi às redes sociais na noite desta quarta-feira (30) para tentar justificar a postagem em que ataca a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), feita na terça-feira (29). 

Na postagem em questão, Amaral usou o fato do ator Will Smith ter dado um tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia do Oscar para divulgar uma imagem em que Dilma aparece com o rosto todo machucado, como se tivesse sido espancada. A foto, evidentemente, foi manipulada com edição. "Falou besteira leva um tapa? Se essa moda pega!", dizia a frase que acompanhava a imagem. 

Diante da repercussão negativa, o médico apagou a publicação no mesmo dia e, nesta quarta-feira, tentou se justificar com um argumento que não faz sentido algum. 

"Tinha por objetivo ser uma sátira, uma crítica, ao tapa que ocorreu no Oscar. Mas parece que as pessoas não leram a legenda e interpretaram de forma diferente. Era uma crítica. Nada justifica um tapa ou uma agressão física diante de um comentário indevido. Ele [o post] foi retirado porque achei que a imagem estava inadequada, não estava representando aquilo que eu queria", disse Amaral. 

O argumento, no entanto, não convenceu. "E o que justifica a escolha de uma mulher para simbolizar a sua opinião?", escreveu uma internauta, em meio a inúmeros outros comentários do tipo. 

Será processado 

À Fórum, a assessoria da ex-presidenta Dilma Rousseff já havia adiantado que processará Carlos Eduardo Amaral. Nesta quarta-feira (30), a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), sinalizou que faria o mesmo

"Misoginia, preconceito e violência não têm limites para essa gente fascista. São uns covardes, como esse Carlos Eduardo Amaral, ex-secretário do Zema, que postou incitação contra Dilma e depois apagou. Não adianta correr: responder judicialmente pelo crime", anunciou a petista. 

O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas para as Mulheres da Fundação Perseu Abramo e a Secretaria Nacional de Mulheres do PT também reagiram através de nota conjunta. 

Leia a íntegra 

"Nota de Repúdio contra as declarações misóginas de Carlos Eduardo Amaral Total solidariedade à Dilma Rousseff

O NAPP Mulher da FPA vem a público expressar o seu mais veemente repúdio à violência política de gênero sofrida pela nossa legítima presidenta Dilma Rousseff.

O ex Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, no seu Instagram oficial, nesta terça feira 29/3/22, publicou uma montagem com a presidenta Dilma Rousseff em destaque com o rosto todo machucado, como se tivesse sido espancada. Abaixo escrito:” Falou besteira leva um tapa? Se essa moda pega?”

Ao mesmo tempo que é uma evidente incitação da violência física contra as mulheres, trata-se de violência política - mulher na política, na Presidência da República, e se essa moda pega? Além da própria presidenta, essa violência é contra todas as mulheres do Brasil e visa nos cercear dos espaços políticos e nos calar.

O que leva esse Sr a tal violência contra a PR Dilma Rousseff? Sim, o que leva é a impunidade da cultura da violência de gênero, misógina é fundamentalista patriarcal enraizada em nossa sociedade. À esse Sr , exigimos punição a altura da violência praticada por ele.

NAPP Mulher FPA - Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas para as Mulheres da Fundação Perseu Abramo"