CULPA É DO PT?

MBL ataca PT ao minimizar áudio machista de Mamãe Falei sobre mulheres da Ucrânia

O MBL reforçou o "pedido de desculpas" feito por Arthur do Val e aproveitou para atacar o PT em postagem

Créditos: Saulo Rolim/Podemos
Escrito en BRASIL el

O Movimento Brasil Livre (MBL) se pronunciou neste sábado (5) sobre o áudio vazado do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, sobre as mulheres afetadas pela guerra na Ucrânia. O movimento minimizou o episódio e usou o clássico subterfúgio de atacar o PT em nota.

Mamãe Falei e o coordenador do MBL, Renan Santos, foram à Ucrânia para "cobrir" a guerra. Nos áudios, fica claro que um dos interesses do parlamentar eram as mulheres ucranianas, mesmo diante do conflito bélico. Entre outras declarações machistas, que as mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres". 

Em nota, o MBL disse que "repudia" as declarações do integrante do movimento e reforçou o pedido de desculpas do parlamentar. O grupo se desculpou pelo "mal estar" causado.

O movimento defendeu ainda a viagem à Ucrânia, que foi explorada por Mamãe Falei como forma de projetar sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo. Segundo o MBL, o "objetivo da viagem se cumpriu". Neste sábado, Arthur retirou a candidatura após o rechaço do Podemos e do ex-juiz Sergio Moro, que o apoiaria na empreitada.

Como de costume, o MBL tentou escapar das críticas atacando adversários políticos: "Aos aproveitadores, lulistas e bolsonaristas, que viram nessa ocasião apenas um motivo para nos atacar, devemos reiterar que nada impedirá o MBL de continuar com seu trabalho em prol da terceira via, de uma alternativa aos projetos políticos criminosos do PT e de Bolsonaro".

Apesar de seguir com o apoio do MBL, Arthur do Val perdeu a namorada, Giulia Blagitz, que anunciou o fim do relacionamento pelas redes sociais, e o apoio do ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à presidência pelo Podemos. O Podemos abriu processo disciplinar e ele ainda pode ficar sem mandato em razão de movimentações do PT, do PSOL, do PL e de ucranianos no Conselho de Ética da Alesp..

Mamãe Falei diz que mulheres da Ucrânia "são fáceis porque são pobres"

O áudio repugnante e repleto de machismo que foi vazado nesta sexta-feira (4) teria sido encaminhado a membros do MBL. "Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo", diz Arthur em um trecho do áudio. Ele foi à Ucrânia para "cobrir" a guerra com a Rússia. 

"Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (...) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, diz ainda, sugerindo turismo sexual.