QUEM TÁ MENTINDO?

ÁUDIO: Renan Santos, do MBL, desmente Mamãe Falei sobre "tour de blonde" e crava derrota de Moro

Coordenador do MBL diz que não deve satisfações a ninguém sobre áudio que Arthur do Val o cita e prevê impacto para a candidatura de Sérgio Moro; ouça

Renan Santos, Moro e Arthur do Val.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, disse a apoiadores em um grupo do Telegram, neste sábado (5), que não tem "a menor ideia" do que seja a "tour de blonde" citada pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o "Mamãe Falei", no fatídico áudio sexista sobre as mulheres ucranianas. Os dois estavam na Ucrânia para "cobrir" o conflito no leste europeu. 

Na declaração vazada em que mostra interesse sexual pelas mulheres ucranianas refugiadas da guerra com a Rússia, Mamãe Falei sugere que Renan Santos praticaria turismo sexual no leste europeu. "O Renan [Santos] faz uma viagem todo ano, que nos últimos três anos ele não fez. Chama-se ‘tour de blonde’. O que ele faz? Ele viaja os países só para pegar loiras. Só que ele tem técnicas. Ele já está avançado. E ele me deu algumas dicas", diz o deputado em um dos trechos da gravação. 

Em áudio no Telegram, entretanto, Renan Santos se fez de desentendido com relação à fala do amigo. "Me colocou na história de uma maneira nada a ver. Um cara que faz 'tour de blonde'. Não tenho a menor ideia disso aí. Acho que ele tá exagerando porque já fui para a Suécia umas 2 ou 3 vezes, coisa de 12 ou 13 anos atrás. Misturou essa coisa de leste europeu, o que é bizarro porque na Suécia todo mundo é rico", afirmou. 

"Ele não fez por maldade, estava empolgado só", disse ainda o líder do MBL, repetindo a "justificativa" do próprio Arthur do Val sobre as declarações machistas. "Não tenho palavras, estou muito triste", lamentou ainda Renan Santos, que também coleciona declarações sexistas. 

"Análise" política: Moro não vai construir nada 

Um dos impactos que o áudio de Mamãe Falei, afirmando que ucranianas "são fáceis porque são pobres", rendeu ao deputado, foi a retirada do apoio de Sergio Moro (Podemos) à sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Após a repercussão, o próprio Arthur do Val, pressionado, retirou seu nome do pleito e sofrerá processo disciplinar em seu partido, o Podemos. 

Para Renan Santos, o próprio Moro será prejudicado em sua candidatura à presidência após a atitude de seu amigo do MBL. "As consequências para nós da terceira via são muito ruins. Arthur retirou a candidatura, Moro retirou o apoio. Eu não vejo Moro construindo muita coisa com o MBL debilitado", pontuou. 

"A gente vai pagar o preço, só que esse preço. Com a liderança do Arthur enfraquecida, a ideia de terceira via fica muito debilitada", lamentou ainda Renan Santos. "Não somos invulneráveis. A sensação muito ruim", prosseguiu. 

Apesar das lamentações, Renan Santos finalizou os áudios a apoiadores afirmando que só deve satisfação "aos fãs e seguidores" e "mais ninguém", adicionando que ele e Arthur do Val não fizeram "nada de errado". "A gente não vai parar", avisou. 

Ouça abaixo ou nos links: áudio 1; áudio 2; áudio 3 

MBL ataca PT ao minimizar áudio machista de Mamãe Falei sobre mulheres da Ucrânia

Movimento Brasil Livre (MBL) se pronunciou neste sábado (5) sobre o áudio vazado do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, sobre as mulheres afetadas pela guerra na Ucrânia. O movimento minimizou o episódio e usou o clássico subterfúgio de atacar o PT em nota.

Mamãe Falei e o coordenador do MBL, Renan Santos, foram à Ucrânia para "cobrir" a guerra. Nos áudios, fica claro que um dos interesses do parlamentar eram as mulheres ucranianas, mesmo diante do conflito bélico. Entre outras declarações machistas, que as mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres". 

Em nota, o MBL disse que "repudia" as declarações do integrante do movimento e reforçou o pedido de desculpas do parlamentar. O grupo se desculpou pelo "mal estar" causado.

O movimento defendeu ainda a viagem à Ucrânia, que foi explorada por Mamãe Falei como forma de projetar sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo. Segundo o MBL, o "objetivo da viagem se cumpriu". Neste sábado, Arthur retirou a candidatura após o rechaço do Podemos e do ex-juiz Sergio Moro, que o apoiaria na empreitada.

Como de costume, o MBL tentou escapar das críticas atacando adversários políticos: "Aos aproveitadores, lulistas e bolsonaristas, que viram nessa ocasião apenas um motivo para nos atacar, devemos reiterar que nada impedirá o MBL de continuar com seu trabalho em prol da terceira via, de uma alternativa aos projetos políticos criminosos do PT e de Bolsonaro".

Apesar de seguir com o apoio do MBL, Arthur do Val perdeu a namorada, Giulia Blagitz, que anunciou o fim do relacionamento pelas redes sociais, e o apoio do ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à presidência pelo Podemos. O Podemos abriu processo disciplinar e ele ainda pode ficar sem mandato em razão de movimentações do PT, do PSOL, do PL e de ucranianos no Conselho de Ética da Alesp..