CASO RARO

Caso de paciente do AM com peso de academia no reto vai parar em jornal científico

Internado com dores, médicos descobriram objeto de 2kg e 20cm introduzido na cavidade anal de morador de Manaus. Técnica de retirada utilizada foi descrita em periódico holandês

Radiografia do paciente de Manaus e o objeto metálico depois de extraído.Créditos: Journal of Surgery Case Reports/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um paciente de Manaus, capital do Amazonas, foi parar num periódico científico especializado em procedimentos cirúrgicos, o Journal of Surgery Case Reports, editado na Holanda, após dar entrada num hospital sentindo fortes dores abdominais e reclamando de dificuldades para defecar.

Os médicos começaram a investigar o caso, que não teve a data revelada, e então solicitaram uma radiografia. O exame de imagem revelou que o homem tinha um peso de academia de aço, de 2kg e 20cm, na cavidade retal, local em que só poderia estar após ser introduzido no corpo pelo ânus.

Foi necessário levá-lo ao centro cirúrgico para extrair o pesado objeto, mas, segundo o artigo publicado no jornal científico, sob o título de “Manejo de corpo estranho retal incomum”, não foi preciso realizar incisões ou utilizar aparelhos para remover o equipamento de academia, que foi retirado apenas com as mãos dos profissionais especialistas.

Depois do procedimento, o paciente ainda permaneceu internado por mais três dias em observação, mas como não foram registradas intercorrências ou complicações, ele recebeu alta e voltou para casa.