INVESTIGAÇÃO

Gilmar Mendes chama de “atentado” ataque sofrido por repórter da Globo

Após prender dois suspeitos de terem esfaqueado Gabriel Luiz, a Polícia Civil do DF disse que o profissional foi vítima de uma tentativa de latrocínio

Ministro lamentou o ataque ao jornalista.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como “atentado” o ataque a facadas sofrido pelo repórter da TV Globo de Brasília, Gabriel Luiz.

“Recebo com indignação a notícia do atentado - ainda inexplicado - contra o jornalista Gabriel Luiz. Gabriel vocaliza as reivindicações de comunidades do DF, fazendo jornalismo investigativo profundo e sério. Desejo pleno restabelecimento ao profissional”, publicou o ministro em seu Twitter.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), depois de prender os dois suspeitos de terem esfaqueado o jornalista, declarou que o Gabriel foi vítima de uma tentativa de latrocínio

Em entrevista coletiva concedida na noite desta sexta (15), o delegado da 3ª DP (Cruzeiro), Petter Fischer Ranquetat, declarou que José Felipe Leite Tunholi, 19 anos, e seu comparsa de 17, viram o jornalista Gabriel Luiz e enxergaram nele uma vítima em potencial e decidiram assaltar. 

De acordo com o relato do delegado, quando os dois jovens se aproximaram de Gabriel, o menor aplicou um golpe mata-leão enquanto José Felipe desferiu dez golpes com uma faca. Após o ataque, os dois fugiram com o celular e com a carteira, que tinha R$ 250. Eles pegaram o dinheiro e descartaram o restante na rua. 

“Eles não conheciam o Gabriel. Só depois viram quem era a vítima e a repercussão do caso. O maior fez planos de fugir para Paracatu (MG), mas conseguimos evitar e detê-lo”, disse Ranquetat. 

O delegado Douglas Fernandes, que também atuou no caso, disse que os dois jovens não possuem antecedentes criminais. O menor mora no Sudoeste e, o maior, no Cruzeiro. 

Menor foi esfaqueado pelo maior acidentalmente enquanto segurava Gabriel

“Eles falaram que usaram muita droga e decidiram cometer um assalto. O menor, inclusive, foi esfaqueado pelo maior acidentalmente enquanto segurava o Gabriel. Ele foi para o hospital e depois a mãe de um amigo dele decidiu registrar ocorrência policial, porque ele mentiu dizendo que havia sido vítima de um assalto. Nós desconfiamos, porque seria raro dois crimes muito parecidos na mesma região terem ocorrido praticamente no mesmo horário. Percebemos que ele estava mentindo”, explicou.

O delegado Ranquetat descarta outras linhas de investigação. “Eram dois suspeitos. O fato trata-se de uma tentativa de latrocínio. Isto restou notório também para nós e é importante a gente colocar aqui. Houve a subtração de carteira, em que havia valores em reais [...] descartando-se, com isso, as outras linhas que também apareceram ao longo do dia", afirmou.