MINAS GERAIS

Professora teria dito em aula que “atravessaria rua se visse homem negro à noite”

Caso gerou confusão e PM foi acionada em escola de Belo Horizonte (MG). Docente garante que falava sobre racismo estrutural e que frase foi tirada do contexto

Sala de aula vazia em escola pública de Minas Gerais.Créditos: Reprodução/Governo do Estado de MG
Escrito en BRASIL el

Um caso confuso sobre uma suposta frase racista dita por uma professora da rede estadual de Minas Gerais acabou com o acionamento da Polícia Militar numa escola de Belo Horizonte. Segundo alunos da Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira, que fica no bairro Venda Nova, na capital mineira, durante a aula a docente teria dito que “atravessaria a rua à noite se visse um homem negro vindo”.

Eles dizem que a aula era de matemática e que a professora em questão teria ouvido uma discussão entre os alunos sobre feminismo e mulheres negras. De acordo ainda com a versão dos jovens, a responsável pela sala falou então a frase sobre “o homem negro”, gerando uma confusão generalizada.

Já a história contada pelo docente é bem diferente. Ela relatou aos policiais militares que estaria ministrando uma aula sobre machismo e feminismo, quando disse a frase aparentemente racista, mas que seria para ilustrar a forma como as pessoas pensam e agem por conta do racismo estrutural. O que não ficou claro é por que a profissional da área de exatas estaria abordando um conteúdo das ciências sociais.

O episódio ganhou ainda mais relevo quando alguns alunos passaram a dizer que tinham gravado a aula e o trecho da declaração supostamente racista. A professora disse que se sentiu ameaçada porque parte dos jovens ameaçou divulgar o vídeo editado, descontextualizando suas palavras.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informou por meio de uma nota que está a par do acontecimento e que está analisando os relatos sobre o caso. O órgão frisou que repudia qualquer forma de pensamento racista, preconceituosa ou discriminatória.

“A equipe de inspeção escolar irá apurar a situação, ocorrida na manhã desta terça-feira (19/4), e um relatório será elaborado para avaliar quais medidas poderão ser tomadas.  A direção da escola acionou a PM para registrar um boletim de ocorrência e ouvir as partes envolvidas. A direção também ressaltou que a unidade sempre desenvolveu atividades pedagógicas sobre o combate ao racismo para que haja discussões e disseminação de conhecimento sobre o tema”, anotou o comunicado emitido pela SEE.