NAZISMO NA UNIVERSIDADE

SS nazista e símbolo de saudação a Hitler são pichados na Unicamp

Universidade Estadual de Campinas já havia registrado pichações nazistas em 2018; novo caso vem dias após suástica ser pintada em rua de Ribeirão Preto, também no interior paulista

Suástica nazista e símbolo de saudação a Hitler são pichados na Unicamp.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, foi alvo de uma nova pichação nazista. O caso foi denunciado pela antropóloga Adriana Dias, considerada a maior pesquisadora de neonazismo no país e que, inclusive, estudou na instituição. 

A apologia nazista foi registrada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da universidade. Trata-se de uma pichação do "SS", sigla para Schutzstaffel, a polícia política do nazismo, um "88", que faz referência à 8ª letra do alfabeto, o "H", que é uma sigla para "Heil, Hitler", a principal saudação ao tirano nazista Adolf Hitler, e a palavra alemã "Freiheit" que, em português, significa "liberdade". 

Reprodução

"Um horror, no pilar do auditório do IFCH, onde estudei 16 anos, graduação, mestrado e doutorado", lamentou, em conversa com a Fórum, a antropóloga Adriana Dias. "Isso me afeta pessoalmente", disse ainda a pesquisadora. 

Em 2018, a Unicamp já havia sido alvo de pichações nazistas e, à época, a instituição chegou a divulgar imagens do suspeito. 

"A Reitoria da Unicamp condena com veemência o ato de vandalismo e tomará todas as providências para apurar o fato e garantir que o autor seja identificado e devidamente processado dentro e fora da Universidade. Mais graves do que os danos causados ao patrimônio público são o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens, totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade", disse a instituição na ocasião. 

Suástica em Ribeirão Preto 

A pouco mais de 200 km da Unicamp, na cidade de Ribeirão Preto, uma suástica nazista foi pintada em uma rua de bairro nobre na última semana. O caso foi denunciado à polícia pela advogada Tamara Segal, ativista da Casa Judaica.

Na manhã da última quinta-feira (21), a suástica foi desfeita, com pintura encobrindo o símbolo. O caso está sendo investigado pela polícia civil como apologia ao nazismo.

Nenhum suspeito foi identificado. Câmaras de segurança que teriam registrado imagens serão solicitadas para a investigação.