ATROCIDADE

VÍDEO: Yanomami de 12 anos morre após ser estuprada por garimpeiros; bebê indígena desaparece

Crime bárbaro aconteceu na Terra Indígena Yanomami na região de Waikás, em Roraima, uma das áreas mais atingidas pelo garimpo ilegal, facilitado por Jair Bolsonaro

Crianças yanomami brincam em rio de Terra Indígena.Créditos: Edson Sato
Escrito en BRASIL el

Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), denunciou através das redes sociais, na noite desta segunda-feira (25), que uma menina indígena de 12 anos morreu após ser estuprada por garimpeiros na Terra Indígena da comunidade de Aracaçá, região de Waikás, em Roraima. 

O líder yanomami informou, ainda, que uma mulher indígena de 28 se filho de 3 anos foram sequestrados por garimpeiros e jogados em um rio. A mãe sobreviveu e a criança está desaparecida

"Estou muito triste com o que está acontecendo com o meu povo", lamentou Júnior Yanomami, que ainda cobrou ações de autoridades contra o garimpo ilegal na região, citando a Polícia Federal e o Exército. 

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) informou que "busca junto às instituições competentes a apuração do caso e acredita que situações como essa são consequência cada vez mais frequente do garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima". 

"Como forma de evitar novas tragédias como as que vem ocorrendo, o MPF já acionou a Justiça e se reúne rotineiramente com instituições envolvidas na proteção do território indígena para que se concretizem medidas de combate sistêmico ao garimpo", diz ainda a procuradoria. 

Assista ao vídeo da denúncia de Júnior Yanomami 

Confira a nota do MPF sobre o caso

"O MPF busca junto às instituições competentes a apuração do caso e acredita que situações como essa são consequência cada vez mais frequente do garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima. Como forma de evitar novas tragédias como as que vem ocorrendo, o MPF já acionou a Justiça e se reúne rotineiramente com instituições envolvidas na proteção do território indígena para que se concretizem medidas de combate sistêmico ao garimpo. Entre essas medidas, estão a retomada de operações de fiscalização, construção de bases de proteção etnoambiental e mudanças nos procedimentos adotados por órgãos fiscalizadores. Confira as medidas completas já solicitadas".