PRECONCEITO

Pastor que desejou morte de Paulo Gustavo é condenado por crime de homofobia

Poucos dias antes do falecimento do ator, o pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas, afirmou que estava orando pela morte de Paulo Gustavo

Paulo Gustavo foi mais uma vítima da Covid.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

O pastor José Olímpio da Silva Filho, da Assembleia de Deus de Alagoas, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ-AL) por crime de homofobia. Em abril de 2021, ele afirmou que estava orando pela morte de Paulo Gustavo.

O juiz Ygor Figueiredo, da 14ª Vara Criminal de Maceió, que trata de crimes contra menores, idosos, pessoas com deficiências e vulneráveis, condenou o pastor a dois anos e nove meses de prisão, punição que foi substituída por serviços à comunidade e multa.

“O pastor José Olímpio prestará serviço à comunidade pelo tempo da pena, durante seis horas semanais e pagará 30 salários-mínimos, que serão revertidos para grupo ou organização não governamental de Alagoas com atuação em favor da comunidade LBGTQIA”, informa o site oficial do TJ-AL.

“O religioso fez uma postagem discriminatória, com evidente aversão odiosa à orientação sexual do ator, pouco antes de Paulo Gustavo falecer, vítima da Covid-19. Pronunciamentos de índole religiosa que extrapolem os limites da livre manifestação de ideias, constituindo-se em insultos, ofensas ou em estímulo à intolerância e ao ódio público contra os integrantes da comunidade LGBT, não merecem proteção constitucional e não podem ser considerados liberdade de expressão, configurando crime”, diz o documento, segundo o UOL.

Pastor compartilha trecho de filme junto ao ataque

Na ocasião, José Olímpio compartilhou trecho de um filme do humorista e escreveu que estava orando para o ator morrer, e não por sua recuperação.

“Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, escreveu.

Paulo Gustavo morreu em 4 de maio de 2021, aos 42 anos, em consequência de complicações da Covid-19.