AUTORITARISMO

Interrupção de festa por PM foi “arbitrária e inaceitável”, diz jornalista

Sylvio Costa, editor do site Congresso em Foco, comemorava 60 anos, quando a polícia foi chamada após convidados gritarem “Fora Bolsonaro”

Sylvio foi abordado pela PM em sua festa de aniversário.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O jornalista Sylvio Costa, fundador e editor do site Congresso em Foco, foi vítima de uma ação arbitrária por parte da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), durante a realização da festa de seus 60 anos, na sexta-feira (1).

Os agentes foram chamados por um morador do prédio em frente, após os convidados gritarem “Fora Bolsonaro”. “Foi arbitrário e inaceitável”, resumiu, em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (4).

Durante a realização da festa, na cobertura do prédio onde mora, Sylvio foi surpreendido com uma ligação do porteiro, informando que a polícia estava embaixo e queria falar com ele.

“Eu desci e os policiais me falaram que eu tinha que assinar o TCO. Caso contrário, me levariam para a delegacia, pois havia inúmeras reclamações de vizinhos. Eu nem sabia o que era TCO”. Após ser orientado juridicamente, o jornalista ficou ciente de que era melhor assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência.

“Estou respondendo por perturbação da ordem pública, uma contravenção, sendo que ninguém no meu prédio reclamou para mim nem para o porteiro do barulho da música ou pediu para baixar o som”, relatou.

Sylvio lembrou, também, de um episódio do qual também foi vítima. Ele passava de carro por uma rua de Brasília, onde havia uma manifestação e ele gritou “Fora Bolsonaro”. “Algum policial anotou a placa do meu carro e me multou”, contou.

Sylvio entende que “há risco real de Bolsonaro não aceitar o resultado das eleições”

Esses episódios reforçam a ideia de que no governo de Jair Bolsonaro (PL) avançam a cada dia o autoritarismo e a repressão. “Está acontecendo algo muito estranho e grave no Brasil”, disse, se referindo ao estímulo à violência. “Há muitos clubes de tiro e muita gente comprando arma.

“Há um risco real de que o Bolsonaro não aceite o resultado das eleições e as PMs, muito provavelmente, têm algo a ver com isso. O Bolsonaro tenta dar um golpe há dois anos e a polícia está muito arbitrária e politizada”, alertou Sylvio.

Assista à íntegra da entrevista: