DESRESPEITO

Dilma processa ex-secretário de Saúde de MG por publicação misógina

“Falou besteira leva um tapa? Se essa moda pega!”, dizia postagem de Carlos Eduardo Amaral, junto a uma foto de Dilma com o rosto machucado

Dilma foi à Justiça.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) ingressou na Justiça com uma ação, reivindicando que o ex-secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, seja obrigado a se retratar publicamente no seu perfil do Instagram. Além disso, cobra indenização no valor de R$ 50 mil por danos morais.

A postagem de Amaral é misógina, de péssimo gosto, extremo desrespeito e faz alusão ao tapa dado pelo ator Will Smith no comediante Chris Rock, depois de ouvir uma “piada” sobre sua esposa, Jada Pinkett Smith, durante cerimônia do Oscar.

A publicação de Amaral mostra uma montagem de Dilma com o rosto machucado: “Falou besteira leva um tapa? Se essa moda pega!”, dizia o texto. “Nada justifica uma agressão física, se todos respondessem comentários infames ou piadas (por pior que sejam) com um tapa, voltaríamos à barbárie”.

A tese dos advogados de Dilma para justificar a ação é que a postagem não pode ser compreendida como exercício da liberdade de expressão, pois tem como objetivo humilhá-la e ridicularizá-la.

A petição ressalta a repercussão da postagem e pede, conforme o Conselho Nacional de Justiça, que a perspectiva de gênero seja levada em consideração, de acordo com reportagem de Danilo Vital, do Conjur.

Advogados de Dilma denunciam “violência política de gênero”

“A autora teve a sua imagem alterada para simular um espancamento, o que por si só já é gravíssimo, como também foi alvo de um estereótipo de gênero, qual seja, o de que mulheres são burras e, por isso, devem permanecer caladas, sob pena de violência física. Além disso, houve violência política de gênero, na medida em que condutas como a do réu visam a desestimular a participação das mulheres no debate político”, apontam os representantes da ex-presidenta, dos escritórios Aragão e Ferraro Advogados e Fagundes Garcia Advogados.

A ação foi protocolada na 3ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora.

Ex-secretário apaga postagem e tenta se justificar

Com medo de ser processado, Carlos Eduardo Amaral foi às redes sociais, no dia 30 de março, para tentar justificar a postagem feita no dia 29.

Diante da repercussão negativa, ele apagou a publicação usou um argumento que não faz sentido algum para se justificar. 

“Tinha por objetivo ser uma sátira, uma crítica, ao tapa que ocorreu no Oscar. Mas parece que as pessoas não leram a legenda e interpretaram de forma diferente. Era uma crítica. Nada justifica um tapa ou uma agressão física diante de um comentário indevido. Ele [o post] foi retirado porque achei que a imagem estava inadequada, não estava representando aquilo que eu queria”, disse Amaral. O argumento, no entanto, não convenceu.