REFORÇO NO AGASALHO

Frio intenso: neve, chuva congelante e ciclone já impactam regiões do Brasil

Chegada da frente fria fez com que capitais antecipassem campanhas de agasalho, além de reforçar a abordagem em pessoas em situação de rua; veja fotos e vídeos

Frente fria atinge regiões do Brasil Créditos: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O inverno antecipado por causa do fenômeno La Niña, já causa impactos na população das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

A frente fria chegou acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no Oceano, e por uma intensa massa de ar polar, responsável por derrubar as temperaturas. 

Nesta terça-feira (17), o leste do Rio Grande do Sul foi atingido pela tempestade Yakecan, com ventos que podem superar os 100 km/h, principalmente no Litoral e na região metropolitana de Porto Alegre.  

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que é possível que o evento atinja intensidade de furacão, com rajadas acima de 120 km/h. 

Santa Catarina já registra os primeiros flocos de neve e chuva congelada em ao menos dois municípios: Urupema e Urubici.  Já em São Joaquim teve a primeira chuva congelada de 2022, na noite de ontem e madrugada de hoje.

De acordo com o Climatempo, o frio mais intenso deve se estender até quinta-feira (19).  Segundo o Instituto o frio além de "atingir áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e deve acontecer uma queda de temperatura, especialmente nas mínimas, no Norte do Brasil. Será uma onda de frio intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10ºC no dia 19 de maio". 


Capitais antecipam campanha de agasalho


A chegada da frente fria e de ciclone no país fez com que prefeituras de capitais antecipassem campanhas de agasalho, além do reforço na abordagem em pessoas em situação de rua.

Na capital paulista, a Prefeitura afirmou que iria intensificar as ações da Operação Baixas Temperaturas para ampliar os serviços de atendimento e segurança alimentar da população em situação de rua.  "As medidas incluem a expansão de vagas na rede socioassistencial, distribuição de cobertores, sopas e bebidas quentes, além de disponibilizar transporte (ida e volta) para pernoite nos Centros de Acolhida", diz o executivo.

No entanto, ativistas foram às redes sociais nesta terça-feira (17) para denunciar que no dia mais frio do ano, a Prefeitura de São Paulo acatou uma decisão da Justiça e colocou na rua, cerca de 100 famílias que viviam em um hotel abandonado na Rua Augusta, 440, Consolação, na região central da cidade de São Paulo.  O vídeo foi enviado pela Frente de Luta por Moradia. 

 

 

Por outro lado, o padre Júlio Lancellotti divulgou no Twitter que a Arquidiocese de São Paulo se preparou para acolher as pessoas mais vulneráveis e em situação de rua. 

 


No Rio de Janeiro, cujos termômetros devem marcar mínima de 17°C na semana, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a prefeitura montou um esquema especial para ajudar quem está sem abrigo. Atualmente, há 2.600 vagas disponíveis e a previsão é de que sejam criadas mais 166.

Em Porto Alegre,  12 equipes percorrem as ruas até as 22h fazendo "busca ativa", em que pessoas em situação de rua são abordadas e, se assim desejarem, transportadas para albergues, abrigos e pousadas conveniadas à Secretaria de Desenvolvimento Social.

A prefeitura terá ainda um plantão noturno por telefone para que a população acione as equipes de busca e pontos de coleta de agasalho.

Em Belo Horizonte, a prefeitura adotou um plano de contingência para atendimento à população de rua da capital. 
As equipes da Assistência Social do município fazem  abordagens a moradores de rua principalmente à noite, com orientações para o período, encaminhamento para unidades de acolhimento e entrega de cobertores.

Na área da saúde, o protocolo atual é o transporte para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de moradores de rua encontrados pelas equipes do serviço social com hipotermia. O transporte será feito via unidades do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

 

Efeito La Niña 


 A "antecipação do inverno" está relacionada ao fenômeno La Niña, que neste ano vai durar mais do que o normal, que é sempre entre o fim e o começo de um ano. 
De acordo com o relatório do NOAA, o fenômeno La Niña deve durar boa parte de 2022 e pode permanecer até o início de 2023.
Por conta da La Niña, as chuvas ficarão abaixo da média nas áreas do centro e e sul do Brasil entre maio e julho deste ano. 
O relatório chama atenção para o fato de que, por conta da intensificação de ondas de frio, coloca a segunda safra de milho sob risco de perdas. 
Por sua vez, as regiões Norte e costa do Nordeste deve ser marcada por chuva acima da média, ocorrência também causada pela La Niña.