INJÚRIA RACIAL

Pastor da Igreja Universal é denunciado por racismo contra funcionária em BH: 'passa chapinha no cabelo'

Vítima vinha sofrendo ataques racistas até conseguir juntar provas para denunciar o religioso às autoridades

Igreja Universal do Reino de DeusCréditos: Reprodução Google Maps
Escrito en BRASIL el

Uma jovem que trabalha como assistente de produção em programas de TV da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) denuncia ter sofrido injúria racial praticada por um pastor do templo. O caso é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Intolerância.

De acordo com a denúncia formalizada pela jovem Ana Clara da Mota Santos, o crime teria acontecido no Templo Maior, que fica na avenida Olegário Maciel, no bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul, onde concentra o metro quadrado mais caro de Belo Horizonte. O pastor, identificado como Lázaro Augusto  teria pedido para a vítima, que é negra, para "passar chapinha no cabelo". 

Segundo a moça, não é a primeira vez que isso acontece dentro da igreja. Contudo, só agora ela conseguiu juntar provas para denunciar o pastor às autoridades.

A Igreja Universal afirma que está apurando o caso. O crime de injúria racial prevê pena de um a três anos de prisão e pagamento de multa. As informações são da rádio Itatiaia.

Calote

Segundo o site Notícias da TV, a Rede Bandeirantes está processando a TV Record, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) de Edir Macedo,  acusando-a de ter dado um calote de R$ 10,7 milhões.

O montante cobrado pelo grupo de Johnny Saad diz respeito a parcelas atrasadas do aluguel de 22 horas da Rede-21, canal UHF com presença na Grande São Paulo.

A Iurd, por sua vez, diz que processou a Band primeiro, pelo não cumprimento de cláusulas contratuais”, relata o site Notícias da TV, especializado em mídia. Band e Iurd são parceiras na cessão da Rede-21 desde 2013.

O processo tramita  na 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Nos autos, aos quais o Notícias da TV teve acesso com exclusividade, a defesa da Band alega que não foram honrados os pagamentos dos meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano. O valor pago mensalmente pela Igreja para ocupar o espaço seria de R$ 5 milhões, segundo a Band diz nos autos”.

A emissora da Johnny Saad havia conseguido na justiça, a execução imediata das cartas promissórias vencidas. “A Iurd, porém, entrou com uma ação revisional para recontar o dinheiro devido para a empresa. A defesa da associação neopentecostal reconhece que deve, mas diz que o valor é menor do que o alegado”.