DESESPERO

VÍDEO – Frio: Padre Julio se emociona ao aquecer homem em situação de rua

No mesmo local, um abrigo na Zona Leste de SP, um outro homem morreu depois de passar a madrugada na rua à espera da abertura do estabelecimento

Padre Julio Lancellotti se solidariza com o povo da rua.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en BRASIL el

O padre Julio Lancellotti, que desenvolve um trabalho fundamental de missionário como coordenador da Pastoral do Povo de Rua, em São Paulo, se emocionou, nesta quarta-feira (18), ao tentar aquecer um morador em situação de rua, em consequência do frio intenso na capital paulista.

André Luis apresentava sinais de hipotermia e foi atendido pelo Núcleo de Convivência São Martinho, abrigo na Zona Leste da capital paulista, conveniado com a prefeitura e administrado pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

No mesmo local, na manhã desta quarta, um outro morador em situação de rua morreu depois de passar a madrugada à espera da abertura do estabelecimento. Isaias de Faria, de 66 anos, estava passando mal quando chegou ao núcleo e não resistiu depois de sofrer uma convulsão, enquanto aguardava para tomar o café da manhã.

Cansa de falar, cansa... porque se aqui tá assim, você imagina por aí, por aí tudo como é que tá?”, afirmou o padre emocionado.

“A gente tem que sair da insensibilidade pro aquecimento da caridade, sair da hostilidade pra hospitalidade. E muitas vezes o poder público fica parado no lugar esperando que as pessoas venham. O movimento tem que ser contrário. A gente tem que ir ao encontro onde eles estão. A verdadeira caridade não é burocrática nem institucional, ela é diligente, ela vai ao encontro de quem precisa”, ressaltou padre Julio.

Amigo de Isaias, Tiago Pereira chorou ao relatar o drama de tentar encontrar um abrigo para passar a noite.

"Para conseguir vaga em albergue, precisa ligar no 156 e geralmente a gente não tem telefone. A espera é de três horas. Enquanto isso, a gente fica no frio. A rua é difícil”, contou, em depoimento ao G1.

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e sensação térmica chega a -4

A capital paulista registrou, nesta quarta (18), a madrugada mais fria do ano, com 6,6 graus centígrados marcados na estação do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 6 e 7 horas da manhã.

Com os ventos fortes, a sensação de frio é ainda maior. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura de São Paulo, a sensação térmica chegou a – 4 graus centígrados na Zona Sul.