O QUE HOUVE?

Brasileiro que vive na França visitaria família em Cuiabá, mas some em conexão

Caso cercado de mistério é investigado pela Polícia Civil de São Paulo, já que jovem desapareceu durante troca de avião no aeroporto de Guarulhos

João Vitor, após desembarcar em Guarulhos e antes do desaparecimento.Créditos: Circuito de Monitoramento do Aeroporto Internacional de Guarulhos
Escrito en BRASIL el

João Vitor dos Santos Moraes é um brasileiro de 19 anos que vive na França com a mãe e outros dois irmãos desde os 11 anos, após seus pais se separarem. Cabeleireiro, João viria ao Brasil visitar o pai e o resto da família em Cuiabá, de onde é natural, e deveria ter chegado à capital do Mato Grosso em 13 de maio, portanto, há 10 dias. Só que ele não apareceu.

O cuiabano embarcou num voo no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino ao aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite de 12 de maio. Ele desembarcou em território brasileiro, como previsto, às 5h05 do dia 13, e deveria aguarda o voo que sairia do aeródromo que fica na Região Metropolitana de São Paulo rumo ao Mato Grosso, marcado para as 16h. No entanto, João Vitor não embarcou e desde então seu paradeiro é desconhecido.

Jari Aparecido da Silva Morais, pai do cabeleireiro e que o aguardava em Cuiabá, contou à reportagem do portal g1 que, como o intervalo entre os voos era muito grande, ele pediu a uma amiga que mora em Campinas, cidade do interior paulista que fica a 110 km de Guarulhos, para que ela fosse ao aeroporto e acompanhasse o filho na conexão, orientando-o. A mulher foi ao encontro do jovem, mas sequer o viu.

“Eu penso que ele achou que estava em Cuiabá porque ele nunca fez uma viagem dessa sozinho. Quando eles foram para França, uma acompanhante de bordo ajudou e agora acho que ele se perdeu”, opinou o pai ainda ao g1.

Ainda no dia 13, Jari embarcou para Guarulhos para tentar achar o filho. Ele precisou registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Atendimento ao Turista (DEATUR), da Polícia Civil de São Paulo, que fica dentro do aeroporto. O órgão repassou o caso para o Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), subordinado à Delegacia Seccional de Guarulhos, que já conseguiu as imagens do jovem, com sua bagagem, andando por Cumbica, aparentemente desorientado.

Até o momento, as autoridades ainda não conseguiram rastrear os passos de João Vitor para saber qual possível rumo ele poderia ter tomado, por engano, saindo do aeroporto.