ATROCIDADE

MPF dá 48 horas para PRF explicar morte de homem em “câmara de gás”

Genivaldo de Jesus Santos foi torturado por agentes em abordagem violenta da PRF, em SE; causa da morte: asfixia mecânica e insuficiência respiratória

Agentes da PRF mataram Genivaldo.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

O Ministério Público Federal (MPF), em Sergipe, estabeleceu, nesta quinta-feira (26), prazo de 48 horas para que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se explique sobre o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, por agentes da corporação.

Além disso, solicita o envio de informações sobre o procedimento administrativo instaurado para apurar a conduta dos agentes que estiveram na desastrosa abordagem, nesta quarta (25).

O caso ocorreu no município de Umbaúba, cerca de 100 quilômetros de Aracaju (SE). O MPF também pediu informações à Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Durante a ação truculenta, o homem foi imobilizado e colocado dentro do porta-malas da viatura da PRF. Os policiais jogaram gás no local e forçaram a vítima e inalar a substância.

De acordo com laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. A Polícia Federal abriu inquérito, com o objetivo de apurar a morte do homem. 

População protesta contra ação criminosa da PRF: “assassinos e animais”

Dezenas de manifestantes protestaram, na manhã desta quinta-feira (26), na BR-101, em Umbaúba, onde Genivaldo foi amarrado e covardemente asfixiado antes em uma espécie de “câmara de gás” feita por agentes da PRF no porta-malas de uma viatura, antes de morrer em um hospital. 

Os manifestantes - moradores locais, amigos e familiares de Genivaldo - atearam fogo em pneus e bloquearam trechos da via. Com faixas e cartazes, eles pediram justiça e punição aos policiais responsáveis pela morte do homem, que sofria de esquizofrenia e não cometeu nenhum crime. 

"PRF, vocês são assassinos. Bando de animais", diz cartaz erguido por um dos manifestantes. "Umbaúba clama por Justiça", é possível ler em outro.