SADISMO

PM sorri enquanto golpeia genitálias de jovens durante abordagem em SP

O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos humanos, diz que houve “abuso de autoridade, lesão corporal, importunação sexual ou até tortura”

PM ri e agride jovens.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Mais um caso de violência policial foi registrado por aparelho celular. Durante uma abordagem na Zona Norte de São Paulo, uma agente da Polícia Militar (PM) utiliza o braço direito para dar golpes nas genitálias de dois rapazes.

Um dos jovens declarou que ele e mais dois amigos foram vítimas de ação violenta da PM e que irá denunciar o que chamou de “tortura”.

O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos humanos e segurança pública, afirmou que os agentes cometeram crimes de “abuso de autoridade, lesão corporal, importunação sexual ou até tortura”.

Na avaliação de Ariel, a abordagem foge do que determina o Procedimento Operacional Padrão (POP) da PM. “Os agentes cometeram crimes militares ao agredir os jovens. Além disso, conforme decisão recente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), as abordagens só podem ocorrem diante de fatos concretos e fundadas suspeitas de que as pessoas tenham cometido crime, estejam armadas ou com drogas”, acrescentou o advogado, membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos e presidente do Grupo Tortura Nunca Mais.

No vídeo, gravado por uma das vítimas e obtido pelo G1, é possível observar o momento em que a policial militar surge com a arma em punho e mandando os jovens pararem: "Desce todo mundo, vai! Desce, caralho!".

Um PM diz para o grupo: “É para aprender. Olhar pra trás por quê? Alguém autorizou você olhar pra trás?".

Em seguida, a policial militar aparece sorrindo atrás de um rapaz, que está de pernas abertas e mãos atrás da cabeça e diz: "Afasta mais, afasta mais, afasta mais". Durante a revista, a mulher dá um golpe com o braço direito em direção a genitália da vítima. Ela repete o procedimento, golpeando duas vezes as partes íntimas de outro jovem.

“A gente tava em três. Tava o meu amigo na bike. Eu a pé e o outro amigo meu também a pé. Na hora que a mulher chega abordando, ele tá na bike. Ele coloca a bike no chão e coloca o celular no chão também. E o celular fica gravando e ela não se toca. E acabou gravando a situação”, explicou um dos rapazes.

PM diz que instaurou procedimento interno para apurar ação

Por intermédio de uma nota protocolar, a PM informou que vai apurar a denúncia de violência policial.

A Polícia Militar esclarece que a instituição não compactua com desvios de condutas de seus agentes. Qualquer irregularidade é investigada e punida de maneira exemplar. Em relação ao caso citado, foi instaurado procedimento interno para avaliar a ação operacional e a conduta dos policiais”, diz um trecho do comunicado.

“A Polícia Militar informa que a equipe já foi identificada e o caso está sendo apurado para aquilatarmos todos os detalhes que envolveram a intervenção policial e os seus desdobramentos. Esclarecemos ainda que os fatos se deram na região da Brasilândia”, acrescenta.