TRAGÉDIA

Número de mortos na enchente de PE já chega a 79 pessoas

O governador Paulo Câmara não descarta uma quantidade maior de vítimas e afirmou que ainda há relatos de pessoas desaparecidas

Várias cidades de Pernambuco estão debaixo d´água.Créditos: Reprodução/WhatsApp
Escrito en BRASIL el

A tragédia provocada pelas fortes chuvas em Pernambuco registra, até o momento, 79 mortos, desde sexta-feira (27). O próprio governador, Paulo Câmara (PSB), confirmou o número, neste domingo (29).

A situação pode ser mais dramática, pois Câmara não descartou um número maior de vítimas. Ele afirmou que ainda há relatos de pessoas desaparecidas.

Não temos o número de desaparecidos com precisão, mas tem relatos de vítimas das chuvas não encontradas ainda, mas são números que não temos segurança em relação ao quantitativo”, declarou.

Número de desabrigados e desalojados varia muito, cada município divulga esse número, mas ainda não temos a precisão adequada”, acrescentou.

Câmara informou que a previsão, nas próximas 24 horas, é de chuva moderada. Ele ressaltou que todo o efetivo do estado está empenhado nas buscas por desaparecidos, além de equipes de outros estados que foram enviadas para auxiliar na operação.

“Foi uma tragédia muito grande, e estamos desde então disponibilizando equipes. Todo o efetivo que tínhamos disponibilizamos na madrugada do sábado. Tivemos desde ontem à noite o reforço das Forças Armadas, o Exército e a Marinha nos apoiando. E estados vizinhos também encaminharam efetivo, e estão concentrados em 12 pontos mais críticos, onde existe ainda notícias de desaparecimento de pessoas”, disse o governador, segundo informações da CNN Brasil.

Governador libera verba para atendimento às cidades atingidas

Câmara anunciou, ainda, que autorizou o uso da verba de R$ 100 milhões para atendimento aos municípios atingidos pelas chuvas.

“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e os trabalhos de buscas de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que nossas equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, acrescentou.

Até o momento, 14 municípios decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.